Agenda cultural de 28/07 a 03/08/23

Compartilhar

Sarau

A Casa Lunar promove nesta sexta-feira, dia 28, a segunda edição do Sarau Erótico Língua Solta. É a partir de 20h com entrada gratuita.

A discotecagem estará por conta do DJ O’Ark e também terá apresentação de pole dance, venda de bebidas e a participação de vários poetas de Maringá e região, como Ana Favorin, Bruno Barra, Dona Gaê, Erica Paiva Rosa, Suelen Domingues, entre outros.

A mestre de cerimônias é Michelle Joaquim, que informa que também haverá momentos de microfone aberto. A Casa Lunar fica na Rua Ibirá, 156.

Vicência

Foto: Renato Domingos

Neste sábado, dia 29, a atriz Kênia Bergo apresenta “Vicência Vermelha Viva” às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita. Nesta primeira temporada essa vai ser a última sessão no Barracão, pois depois a peça segue para o Arena das Artes nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto, também às 20h.

Com direção de Daniele Santana, do grupo Contadores de Mentira (Suzano / SP), o espetáculo é viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. Nos dias 4, 6 e 7 terão interpretação em Libras por Francielle Lopes.

A inspiração para o projeto foi a história de vida de Vicência Moreira de Brito, uma mulher nordestina que se negou a ser “viúva da seca” e, em vez de ficar esperando o marido que foi pro Sul em busca de uma vida melhor, resolveu acompanhá-lo.

Teatro

Foto: Rafael Saes

Também está em cartaz o espetáculo de teatro “Juventude”, um manifesto-show com Nathan Milléo Gualda, encenação de Mariana Mello e assistência de direção de Gabriela Fregoneis.

Será apresentado nos dias 28/07 às 20h (sessão seguida de bate-papo), 29/07 às 16h (com tradução em Libras) e às 20h e 30/07 às 18h, sempre no Teatro Reviver Magó, com entrada gratuita e classificação 12 anos.

Sinopse:

Roberto Carlos é apenas um rapaz latino-americano cheio de dúvidas, desejos e inseguranças. Em “Juventude”, acompanhamos a saga do personagem desde o ensino médio até a sua formatura universitária, testemunhando seus conflitos perante a tomada de decisões profissionais, a interação com a tecnologia, a exaustão diante da vida, a idealização romântica e suas desilusões, os conflitos com os pais, as dimensões do político e o futuro do planeta.

Tendo como referência vários ícones jovens que inspiraram a juventude de diversos momentos históricos, o manifesto-show Juventude questiona, de modo singelo e bem humorado, o atual estado de coisas do mundo, e nos revela a fragilidade e a força vital de ser aquilo que se é, abarcando as possibilidades daquilo que se pode ser.

Virada

No final de semana também tem a Virada Cultural na praça do antigo aeroporto. Os shows nacionais serão com Marcelo D2 (sábado) e Roberta Sá (domingo) e ainda haverá inúmeras atrações locais, com apresentações de DJ, dança, teatro, música, cultura popular e cinema. Veja a programação completa:

Sábado (29/07)

14h – Ação Circense com Cirqueridum / Local: Espaço da Cena Local (Viradinha Cultural) – Circo

14h – Ação Circense “Trabalhadores – no meio do povo” com a Cia. Circo Teatro Expressão de Amor / Local: Espaço da Cena Local (Viradinha Cultural) – Circo

15h – Espetáculo “O telepata” com Meu Clown / Local – Palco da cena (Viradinha Cultural) – Teatro

16h – DJ Chá de Lirian / Local: Ônibus Palco

17h – Espetáculo “Nó de Nós” com Nó Coletivo de Artes / Local: Palco da cena – Dança

17h30 – Tecido e Lira Acrobática com Cirqueridum / Local: Espaço da Cena  (Viradinha Cultural) – Circo

18h – Show “Crônicas de um Poeta Loko” com Poeta Loko / Local: Palco da cena – Cultura Popular

19h – DJ Chá de Lirian / Local: Ônibus Palco

19h30 – Show “Canela Baby” com Little B. and the Mojo Brothers / Local: Palco da cena – Música

20h30 – DJ Chá de Lirian / Local: Ônibus Palco

21h – Show com Marcelo D2 – Palco Virada Cultural

23h – Cinema a Céu Aberto / Filme “Joker” (2019)

 

Domingo (30/07)

13h45 – Ação Circense “Trabalhadores – no meio do povo” com Cia. Circo Teatro Expressão de Amor / Local: Espaço da Cena Local (Viradinha Cultural) – Circo

14h – Espetáculo “O telepata” com Meu Clown / Local: Ônibus Palco (Viradinha Cultural) – Teatro

14h45 – Ação Circense com Cirqueridum / Local: Espaço da Cena Local (Viradinha Cultural) – Circo

15h – Espetáculo “Decolar” com Duo Badulaque / Local: Palco Palco da cena – (Viradinha Cultural) – Música

16h – Espetáculo “Severino Faz Chover” com Cia Teatral Trapos e Farrapos / Local: Ônibus Palco – Teatro

17h – Espetáculo “Eleonora ou a Corrida pelo fim” com Teatro do Alvorecer / Local: Palco da cena – Espetáculo de teatro que prevê acessibilidade

18h – Tecido e Lira Acrobática com Cirqueridum – Espaço da Cena Local – (Viradinha Cultural) – Circo

18h30 – Show Tom Brasil Canta a Moda Brasileira / Local: Palco Cena Local – Música

19h30 – Espetáculo “Da Cor do Brasil” com Grupo Sucena / Local: Espaço da Cena Local

20h30 – Show com Nuah / Local: Palco Cena Local

21h30 – Show com Roberta Sá – Palco Virada Cultural

 

Convite ao Cinema

O Convite ao Cinema traz neste sábado, 29/07, o filme “A grande ilusão” (França/1937), de Jean Renoir. Selecionado pelo curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, que coordena o debate sobre a obra, o filme será exibido às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701). A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos.

Sobre o filme, Campagnolo diz o seguinte:

“O gênio de Renoir fez alguns dos maiores filmes da história do cinema. A grande ilusão é um deles. O que será que um filme sobre prisioneiros franceses sob domínio alemão, durante a Primeira Guerra Mundial, tem a nos dizer ainda hoje? Vocês verão: muitas coisas. Talvez bastaria falar que Roosevelt declarou: “todos os democratas do mundo deveriam ver este filme”. Mas haverá muito mais. Uma obra sublime com verdadeiras lendas do cinema”.

Exposição

Além do espetáculo “Juventude”, o projeto produzido via Prêmio Aniceto Matti também contempla a exposição “AÇÃO! arte manifesta”, uma mostra de artes visuais que conta com a participação de 15 jovens artistas de Maringá e de outras cidades do Brasil.

A visitação é gratuita e ocorre todos os dias, até 14/08, das 8h às 23h, no Mercadão de Maringá, que fica na Av. Prudente de Morais, 601, Zona 07. A classificação é livre.

Essa ação surgiu do desejo dasol-te companhia de ampliar as possíveis relações entre a arte teatral e as artes visuais, por meio da criação de um espaço expositivo polifônico que, mais do que apenas abordar a juventude como temática, permita que o próprio jovem se manifeste criativamente, expondo seu olhar sobre o mundo através da imagem.

Exposição II

Está em cartaz a exposição “A/cor/do que brilha”, com obras do maringaense João Paulo Baliscei, que além de artista também é professor e pesquisador na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atualmente coordena o curso de Artes Visuais.

A exposição, produzida via Prêmio Aniceto Matti, reúne mais de 40 obras em diferentes técnicas das Artes Visuais.

A visitação pode ocorrer gratuitamente até 18 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala Lukas do CAC – Centro de Ação Cultural Márcia Costa, na Av. XV de novembro, 514, centro.

Filme

No domingo (30/07) acontecerá no Teatro Universitário de Maringá uma sessão comentada do filme documentário “O Nome das Coisas”, com participação da atriz e professora do curso de Artes Cênicas da UEM, Lua Lamberti, e mediação da professora Elisa Heidrich.

A versão que será exibida tem interpretação simultânea em libras. A entrada para o teatro é só pelo portão da Rua 10 de Maio.

As irmãs Mariela e Lua Lamberti são atrizes. Nesse teatro de conflitos e reencontros, algumas memórias revisitadas fazem parte do documentário “O Nome das Coisas”, um jogo de cena sobre empatia e resistência.

O roteiro e direção é de Victor Faria, baseado na dramaturgia de Lígia Souza. A codireção é de Thayse Fernandes. Mais informações sobre o projeto no instagram @onomedas_coisas

Palestras

O projeto Merkabah, realizado pela Associação Cultural Lírius em parceria com o Instituto Cultural Ingá (ICI), oferece três palestras gratuitas para profissionais das áreas artísticas. O conteúdo diz respeito a orientações sobre elaboração, execução e prestação de contas de projetos culturais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link.

Veja abaixo a programação:

31/07 – Das 18h30 às 20h – Elaboração de Projetos Culturais (Miguel Fernando)

31/07 – Das 20h às 21h30 – Enquadramento de projetos na Lei de Incentivo à Cultura. (Alan Gaitarosso)

01/08 – Das 18h30 às 21h30 – Boas Práticas na Prestação de Contas de Projetos Culturais.

As palestras acontecem sempre no CAC – Centro de Ação Cultural Márcia Costa, localizado à Avenida XV de Novembro, 514, centro.

Festa

No próximo dia 04 de agosto, a partir das 22h, acontece a segunda edição da festa “Pule ou Empurre”, realizada pela Ruero Crew em parceria com o Groove Brew House. A Ruero Crew surgiu em 2014, no Rio de Janeiro, com o objetivo de somar, fomentar e movimentar a cena artística e cultural.

O movimento já produziu festas nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Essa edição contará com DJ ARF (hip hop e rap nacional), DJ Kabessa (rap nacional) e DJ O ARK (hip hop, r&b e outros ritmos). O rolê ainda conta com apresentação do MC Doido, o maior campeão de batalhas de MCs da cidade.

Para participar do baile basta adquirir seu ingresso pela plataforma Sympla no link.


Compartilhar