Turismo é o setor mais otimista neste 2º semestre do ano

O estudo mostra que 29,5% dos empresários paranaenses que atuam no turismo possuem expectativas favoráveis para os próximos meses.

  • O turismo é o setor mais otimista neste 2º semestre do ano. É o que aponta a Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, elaborada pela Fecomércio PR e Sebrae/PR.

    O estudo mostra que 29,5% dos empresários paranaenses que atuam no turismo possuem expectativas favoráveis para os próximos meses.

    Entre os comerciantes, 28,6% possuem projeções positivas, e no setor de serviços o grau de otimismo abrange 26,3% dos empresários.

    A edição da Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, correspondente ao 2º semestre do ano, aponta que 57,6% dos empresários paranaenses acreditam que terão aumento ou estabilidade no faturamento de seus empreendimentos.

    Entretanto, com 27,7%, o índice dos que esperam crescimento em suas receitas é o menor das últimas duas décadas, configurando-se como o mais baixo da série histórica da pesquisa, iniciada em 2001. Na segunda metade de 2022 o grau de otimismo do empresariado do Paraná correspondia a 49,7% e foi para 36,1% no 1º semestre deste ano.

    A parcela de empresários que aposta na estabilidade dos negócios corresponde a 29,9% e outros 25,6% não possuem opinião sobre o assunto. As expectativas desfavoráveis para o 2º semestre de 2023 somam 16,8%.

    Expectativa positiva por porte

    Os microempreendedores individuais são os mais confiantes no Paraná, com 33,3% de expectativas favoráveis. Entre os dirigentes de empresas de pequeno porte, 28,6% estão confiantes, bem como 27% entre as microempresas. Entre os gestores de empresas de médio e grande porte, 24,3% estão seguros de que vão obter melhores resultados nos meses restantes do ano.

    Expectativa favorável por região

    Curitiba e Região Metropolitana concentram o maior índice de empresários confiantes para a segunda metade do ano, com 32,3%, valor ligeiramente menor do que os 35,1% registrados no início do ano.

    Por sua vez, Maringá possui 28,6% de empreendedores confiantes; em Ponta Grossa os otimistas somam 27,6%; em Londrina, 24,4%; na região Oeste são 21,2% e, no Sudoeste são equivalentes a 20,5%.

    Principais dificuldades

    A principais dificuldades apontadas pelos empresários paranaenses para o 2º semestre são praticamente as mesmas elencadas no início do ano, porém com aumento nas preocupações relacionadas principalmente à carga tributária, mão de obra qualificada, falta de incentivo governamental, instabilidade econômica e acesso ao crédito.

    Investimentos

    Dos empresários ouvidos pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR, 29,4% pretendem investir. Outros 51,6% afirmam que não farão investimentos nos próximos meses e 19% ainda não se decidiram.

    As áreas beneficiadas com investimentos serão a de modernização de instalações, máquinas e equipamentos, propaganda e marketing, capacitação da equipe e nova linha de produtos ou serviços. Neste semestre, observa-se maior disposição em destinar mais recursos em maquinário e instalações, informática e tecnologia da informação, nova empresa ou segmento e frota de veículos.

    Quadro funcional

    A maioria dos entrevistados, 71,9%, afirma que manterão ou aumentarão o quadro de funcionários, sendo que 47,4% esperam seguir como estão e 24,5% enxergam possibilidade de crescimento. O índice de novas contratações caiu em relação ao 1º semestre, passando de 27,4% para 24,5% neste semestre.

    Gráficos: Fecomércio PR 

    Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    Comentários estão fechados.