Crie uma estratégia de RH digital de sucesso

RH digital / tecnologia
Compartilhar

Se você acompanha esta coluna, de Negócios, Gestão e Empreendedorismo, já deve ter percebido que as tecnologias e as inteligências artificiais foram temas das minhas últimas semanas.

Mesmo com a divulgação e incentivo da implementação da inteligência artificial e tecnologia, mostrando os benefícios que estas agregam às empresas e dando dicas de como aplicá-las voltada aos resultados, percebo que muitas pessoas possuem receio quanto a tecnologia.

Um estudo da Harvard Business Review descobriu que 75% das iniciativas de transformação digital falham em entregar os resultados esperados. Esse número impressionante destaca a necessidade de uma abordagem estratégica ao incorporar a tecnologia aos processos de RH.

Além de entender a importância da tecnologia, é preciso visualizar suas aplicações práticas no dia a dia e como ela auxilia no alcance de resultados. Por isso, hoje vamos entender como criar uma estratégia de RH digital de sucesso.

Crie uma estratégia de sucesso em seis passos

Uma estratégia digital de RH, para ser bem-sucedida, precisa ser direcionada pela visão, missão e valores da empresa para garantir uma abordagem coerente.

1 – Priorização e sequenciamento de investimentos: Avaliar cuidadosamente o retorno e valor de cada solução tecnológica é fundamental para investir de forma eficiente.

2 – Capacitação da mudança: Implementar novas tecnologias requer uma mudança de mentalidade e processos, sendo necessária um plano abrangente para facilitar a transição.

3 – Envolvimento dos colaboradores: Incentivar a participação dos colaboradores na seleção e implementação de tecnologias aumenta a aceitação e a adoção, bem como os resultados quando a implementação é bem-sucedida.

4 – Treinamento e desenvolvimento: Investir em programas de treinamento ajuda os colaboradores a entenderem o valor das novas tecnologias e aumentar a produtividade e satisfação.

5 – Segurança e privacidade de dados: Proteger informações é crucial, garantindo conformidade com regulamentos e implementando medidas de segurança robustas.

6 – Preparação para o futuro: A estratégia digital de RH deve ser adaptável, revisada regularmente e atenta às tendências emergentes para se manter atualizada. Além disso, ela deve ser revisada constantemente para maximizar seus benefícios.

A escolha diante das organizações é clara, pois o mundo está em um ponto de inflexão tecnológico: adotar uma estratégia digital de RH abrangente ou arriscar desperdiçar o potencial da tecnologia avançada que está prontamente disponível.

Ao adotar uma abordagem estratégica as organizações podem revolucionar seus processos de recursos humanos, melhorar o envolvimento dos colaboradores e garantir uma vantagem competitiva no cenário de negócios em rápida mudança.

Como lidar com as mudanças em sua empresa?

Leon C. Megginson, professor da Louisiana State University, num discurso em 1963, proferiu uma frase célebre sobre a mudança e sobre a adaptação das espécies: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Percebemos que nos negócios ocorre o mesmo: as organizações que se adaptam rapidamente às mudanças tendem a crescer e prosperar, independente do cenário em que atua.

Todo empreendedor, empresário e/ou gestor precisará lidar com as mudanças, com os ciclos da empresa, ora lá em cima, ora lá embaixo. E quanto antes descobrir como lidar com esses movimentos naturais do universo corporativo e descobrir que tudo tem seu lado positivo, melhor para a perenidade do negócio.

Está se sentindo perdido, não sabe qual caminho tomar em meio a tantas mudanças? Conte com o auxílio da Trianon RH e Negócios, contamos com anos de experiência e diversas empresas atendidas para te auxiliar com direcionamentos assertivos para que você possa executar os movimentos necessários para alcançar os seus objetivos.

Foto: Freepik

J Rodolfo Grou

Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
@J.RodolfoGrou


Compartilhar