Mãe de Jornalista maringaense será homenageada com nome de escola, no Oeste do Paraná

Idalina Guzzoni, mãe da ex-Repórter da RPC Maringá Juliane Guzzoni, dará nome ao novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Marechal Cândido Rondon.

  • Idalina Guzzoni, mãe de Juliane Guzzoni, que foi Repórter da RPC Maringá, dará nome ao novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Marechal Cândido Rondon.

    Atualizado às 08h25 – Por Victor Ramalho

    A mãe de uma Jornalista que fez carreira em Maringá será homenageada com o nome de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Oeste do Paraná. A nova escola de Marechal Cândido Rondon, que teve a construção iniciada na semana passada, levará o nome de Idalina Guzzoni, pioneira e primeira professora do município.

    Idalina é mãe de Juliane Guzzoni, que durante 22 anos esteve nas telas da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), profissional reconhecida da comunicação maringaense. Ela se despediu da filiada da Globo em Maringá em dezembro de 2020, após mais de duas décadas dedicadas a emissora. Atualmente, ela trabalha como Palestrante e Mentora de Comunicação e Marketing.

    Ao Maringá Post, Juliane disse que a homenagem do município para a mãe é muito gratificante. Ela destaca o envolvimento de Idalina com a alfabetização, tanto de crianças, quanto de adultos. “É gratificante porque ela dedicou a vida à educação, foi uma grande alfabetizadora. Ela realmente acreditava na educação e vivia a educação no dia a dia. Mesmo depois de aposentada, ela sempre teve um olhar para a educação, com as palavras. Tinha uma sabedoria genuína e é lembrada por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ela como uma mulher extraordinária”, afirmou.

    Idalina saiu da casa onde morava com a família na década de 1950, em Ponta Grossa, ainda jovem, aos 20 anos de idade, para ir em busca do sonho de se tornar professora. Ela chegou a Marechal Cândido Rondon na década de 1960, logo nos primeiros anos de formação da cidade.

    No Oeste do Estado, ajudou na alfabetização de crianças e também de adultos, seja em sala de aula ou em projetos sociais. Ainda na cidade, constituiu família e foi mãe de três filhos. Ela faleceu em 2017 mas, até hoje, é lembrada com carinho como fonte de inspiração da filha Jornalista, sendo citada nas palestras que conduz pelo Brasil.

    De acordo com a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, o Centro Municipal de Educação Idalina Guzzoni terá 1.323 metros de área, contemplando salas de aula, área administrativa, banheiros, cozinha, quadra coberta com vestiários e demais dependências. A obra, localizada no Bairro Boa Vista, deverá ser concluída em no máximo 10 meses.

    Legenda: A Jornalista Juliane Guzzoni (à dir.) ao lado da mãe, Idalina Guzzoni, que será homenageada em Marechal Cândido Rondon | Foto: Arquivo Pessoal

    Comentários estão fechados.