Agenda cultural de 02 a 08/06/23

Documentários, teatro, ilustração e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 02 e 08 de junho.

  • Documentário

    Foto: Renato Domingos

    O documentário de média-metragem “O nome das coisas”, com roteiro e direção de Victor Faria e co-direção de Thayse Fernandes, terá mais três exibições com entrada gratuita.

    Produzido com recursos do Prêmio Aniceto Matti, o filme se baseia na história de Lua Lamberti, travesti maringaense que se graduou, defendeu o mestrado, ingressou no doutorado e atualmente é professora do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

    A produção intercala por meio da técnica de “falso plano-sequência” depoimentos de familiares e amigos com a encenação do espetáculo de mesmo título, escrito por Lígia Souza e interpretado pela atriz Mariela Lamberti.

    O fio linear da peça é a relação entre Mariela e Lua, sua irmã caçula, que se percebeu travesti por volta dos 16 anos de idade. Elas têm 10 anos de diferença de idade e foram aprendendo a lidar com as mudanças de nome, de corpo, de roupas e de afetos.

    A dramaturgia reconstrói situações reais vividas pelas duas irmãs, revisitando memórias e sentimentos. Quem quiser assistir, é só comparecer em uma das sessões: hoje (2/6) no CAC Márcia Costa, dia 04 de junho no Teatro Barracão (com audiodescrição) ou dia 16 de junho no Auditório Hélio Moreira, sempre às 19h30. As sessões terão intérprete de Libras.

    Acompanhe todas as informações em @onomedas_coisas.

    Convites

    Fotógrafo Pacheco

    O projeto Convite ao Teatro terá hoje (2/6) a apresentação do espetáculo “Réquiem para um barbeiro”, da Cia Palhaços de Rua, de Londrina. É 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita e classificação livre.

    Já o Convite ao Cinema, com curadoria e coordenação de Paulo Campagnolo, terá sessão surpresa neste sábado, 3/6. A exibição é às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701), de graça. A classificação é 16 anos.

    Em tempo: o Convite ao Cinema agora tem um instagram criado por leais frequentadores do projeto para fortalecer a divulgação. Os interessados podem acompanhar o perfil @convite_cinema.

    Ilustração

    O Fima – Festival de Ilustração de Maringá terá sua primeira edição totalmente presencial neste fim de semana, dias 3 e 4 de junho.

    O evento, idealizado pelos ilustradores Marcelo Goto e Kleverson Mariano e mais uma vez viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, é totalmente gratuito e ocupará o CAC Márcia Costa com palestras, workshops e uma exposição de obras de 12 artistas locais que ficará aberta para visitação até o dia 23. Todas as ações serão acessíveis em Libras.

    Além destas atividades, a programação também conta com análise de portfólio com May Tanferri e live painting (pintura ao vivo) com Frank Paris.

    Os workshops e a análise de portfólio tiveram suas vagas esgotadas logo depois da abertura das inscrições, mas para as palestras não há necessidade de inscrição, é só comparecer.

    Estarão presentes como palestrantes o cartunista Jean Galvão, da Folha de São Paulo; os ilustradores Doug Lira, Papoulas Douradas e a Barbarartes (artista da cidade e criadora da identidade visual desta edição), o grafiteiro Paulo Ito e o premiado estúdio Miralumo, criador do curta ‘Napo’, exibido em mais de 100 festivais ao redor do mundo e com mais de 60 prêmios de melhor animação.

    As informações completas estão no site www.fima.com.br ou no instagram @festivalfima.

    Maracatu

    Neste domingo (04) o Maracatu Baque Mulher e a Roda do Encanto oferecem uma oficina de maracatu para iniciantes.

    A oficina faz parte de uma série de encontros voltados ao acolhimento de pessoas interessadas em participar do movimento. Os encontros são gratuitos e contarão com rodas de conversa, práticas percussivas e corporais do Maracatu de Baque Virado.

    A ação será a partir das 18h na Casa Luanda (Travessa Liberdade, 245). É necessário confirmar presença pelo direct do instagram @baquemulhermaringa.

    Capoeira

    O álbum “Salve as Marias – Elas cantam Capoeira”, que presta homenagem a todas as mulheres capoeiristas, em especial as que vieram antes e abriram os caminhos, já está disponível em plataformas digitais como YouTube, Spotify e Deezer. O projeto de gravação do álbum foi idealizado e coordenado pela contramestra Lissandra Sucena e é viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti.

    Com direção de Lissandra, o álbum tem produção audiovisual, musical e gestão de redes sociais da IDX Produções Artísticas. Traz 14 faixas de cantigas autorais e de domínio público que tem como objetivo dar voz e vez às mulheres e incentivar novas capoeiristas a falarem e cantarem sobre suas trajetórias e histórias na capoeira e na cultura afro-brasileira.

    Treze intérpretes participaram da gravação do álbum, entre alunas e parceiras da contramestra que atua na cidade há mais de 20 anos. Além da própria Lissandra, participam Graziele Oliveira Evangelista, Keli Cristina dos Santos, Gabriela Felipe de Alencar, Kendiel Bergamaschi, Jessica Lorena Machado, Victoria Linsy, Cristiane Crisptano, Natasha Barbosa Primo, Geovana de Aquino Vicentini, Isadora Matias Rocha, Julia de Aquino Vicentini e Carol Pera.

    Escute em: https://www.youtube.com/@projetosalveasmarias

    Foto Rachel CoelhoSiga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

    Comentários estão fechados.