Novos radares entram em funcionamento em Maringá em 11 de junho

Na primeira fase, estarão em funcionamento 35 radares e 7 redutores de velocidade. Ao todo, cidade terá 90 pontos de monitoramento em novo contrato.

  • Na primeira fase, estarão em funcionamento 35 radares e 7 redutores de velocidade. Ao todo, cidade terá 90 pontos de monitoramento em novo contrato.

    Por Victor Ramalho

    A primeira leva dos novos radares estarão em funcionamento em Maringá a partir do dia 11 de junho. A informação foi confirmada pelo secretário de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, em entrevista à CBN Maringá nessa segunda-feira (22).

    Purpur já havia dado a previsão de estreia dos novos equipamentos em entrevista ao Maringá Post no dia 9 de maio. Ao todo, o novo contrato de fiscalização prevê 90 pontos de monitoramento na cidade, 40 a mais do que no contrato anterior, que expirou em dezembro de 2022.

    Conforme o secretário, até o dia 11 de junho estarão operando 42 pontos de fiscalização, sendo 35 radares e 7 redutores de velocidade. O funcionamento de todo o conjunto de radares será dividido em três etapas, com a previsão de novos equipamentos sendo liberados em agosto e outubro, respectivamente. No dia 18 de maio, a Prefeitura de Maringá revelou os locais de instalação dos novos pontos de monitoramento.

    Maringá se tornará a 2ª cidade do Paraná com o maior número de radares de fiscalização de trânsito, atrás apenas de Curitiba. Conforme o novo contrato com a empresa responsável pela instalação dos equipamentos, estão previstos 90 pontos de monitoramento na cidade, sendo 64 de avanço de sinal. Até 2022, eram 50 pontos de fiscalização por radar espalhados por Maringá.

    A título de comparação, a Cidade Canção terá mais equipamentos do que Londrina, que conta com 79 radares, de acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) da cidade. Em março, o Maringá Post mostrou que Maringá arrecadou mais com multas de trânsito em 2022 do que Londrina, mesmo com uma frota de veículos menor e menos radares.

    Após a instalação ser concluída, a Cidade Canção só ficará atrás de Curitiba, que tem 155 equipamentos de monitoramento. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o contrato com a nova empresa que será responsável pelos radares terá 1 ano de duração, podendo ser prorrogado a cada 12 meses por um período de 5 anos. A empresa, sediada em Pinhais, receberá R$ 11,7 milhões pelo contrato.

    Foto: Rafael Macri/PMM

     

    Comentários estão fechados.