Na Expoingá, prefeitos da Amusep entregam demandas ao Governo do Paraná

Os deputados estaduais paranaenses receberam, ao lado do governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana, um documento com as demandas.

  • Os deputados estaduais paranaenses receberam, ao lado do governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana, um documento com as demandas dos 30 municípios que fazem parte da Associação.

    Por Redação

    Os deputados estaduais paranaenses receberam, ao lado do governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana, um documento com as demandas dos 30 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP). A entrega ocorreu nesta sexta-feira (12), durante evento realizado na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). A atividade faz parte da Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná criado para aproximar os parlamentares do cidadão.

    A solenidade foi realizada no Parque Internacional de Exposições de Maringá Francisco Feio Ribeiro. O evento foi organizado pela AMUSEP e pela Sociedade Rural de Maringá (SRM). As reivindicações foram recebidas pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), pela segunda-secretária da Casa, deputada Maria Victoria (PP), e pelos deputados que representam Maringá no Legislativo. O encontro reuniu mais de 25 prefeitos da associação, além de vereadores e demais lideranças da região.

    Os prefeitos da AMUSEP elencaram uma série de reivindicações. Na segurança pública, a associação pediu a destinação de novos policiais para os municípios, melhoria da segurança nas escolas e a volta dos escritórios regionais do ParanaCidade. Na área da saúde, os prefeitos solicitaram a ampliação de leitos nos hospitais, viabilização e flexibilização das cirurgias eletivas, viabilidade de voos noturnos do helicóptero do Samu, além da possibilidade de os consórcios públicos receberem recursos diretos.

    Entre outras demandas, na área da infraestrutura, os chefes dos executivos municipais reforçaram a importância da viabilização de projetos de pontes municipais e a pavimentação da PR-547.  As reivindicações foram entregues, em nome de todos os prefeitos, pelo presidente da AMUSEP e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo.

    De acordo com o deputado Alexandre Curi, a ideia é reunir os prefeitos e prefeitas da AMUSEP para ouvir demandas e projetos de infraestrutura, discutindo Maringá e região. “Eu não poderia deixar de estar aqui na Assembleia Itinerante. O grande objetivo da Mesa Executiva e dos 54 deputados é levar a Assembleia para mais próximo da população. Isso dá oportunidade às pessoas que não têm contato direto com o deputado, que não pode estar presente em Curitiba. A Assembleia Legislativa instalada nesta grande e importante cidade do Estado cumpre seu objetivo. Da edição de Londrina, saímos com quase sessenta reivindicações. Agora saímos de Maringá com grandes sugestões para que possamos levar para o Poder Legislativo e o Executivo”, destacou.

    Já a deputada Maria Victoria destacou que a integração dos municípios com a Assembleia e o Governo do Estado permite a execução de obras e a solução efetiva das necessidades das cidades paranaenses. Ela destacou o repasse de R$ 200 milhões das economias realizadas na Assembleia para o programa Asfalto Novo Vida Nova do Governo do Estado. “São investimentos que vão beneficiar mais de 100 cidades em todo o Paraná. Serão pavimentadas as ruas da área urbana de todos os municípios com até 7 mil habitantes”, pontuou. Além do asfalto, o programa prevê a construção de calçadas, iluminação em LED, galerias pluviais e arborização.

    O governador em exercício, Darci Piana, afirmou que o governo vai analisar os documentos. “Prestei muita a atenção em que todos falaram. Queria lembrar de que nosso governador tem cumprido à risca as propostas. Somos um governo municipalista. Vamos analisar todos os itens desta relação, com os respectivos comentários que ouvimos de nossos deputados. Vamos buscar recursos no Banco Mundial para os pequenos municípios. Além disso, quero lembrar de que estamos liberando recursos para mais de 170 municípios com até sete mil habitantes para pavimentação. Por isso, quero me colocar à disposição. Vamos voltar aqui para conversar e falar de que formas vamos atender”, disse.

    Em uma sessão especial realizada pela Assembleia na noite desta quinta-feira (11), os parlamentares já haviam recebido uma série de sugestões e propostas de representantes de associações comerciais, prefeituras, entidades rurais e de classe e membros da sociedade civil organizada de Maringá. Entre as reivindicações recebidas se destacam pedidos para as áreas da saúde, como recursos para hospitais e renovação da frota de veículos, da segurança pública, com a contratação de homens para aumento do efetivo policial da cidade; além da realização de obras de infraestrutura e implantação de inovações na área da tecnologia e do ensino superior.

    Deputados

    O deputado Delegado Jacovós (PL) reforçou a importância do trabalho da Assembleia Itinerante. “A interiorização tem sido um sucesso. Por isso é importante esse contato direto com os prefeitos”, destacou. Para o deputado Alisson Wandscheer (Solidariedade), este é o momento de debater pautas importantes com a sociedade. Já o deputado Tiago Amaral (PSD) frisou que a reunião representa uma relação forte entre os municípios e o Legislativo. “Temos uma preocupação com a situação fiscal dos municípios. Este é um problema que todos nós devemos nos atentar. Isso pode inviabilizar os investimentos”, lembrou.

    O deputado Evandro Araújo (PSD) destacou o trabalho da AMUSEP. “Esta é uma das instituições mais poderosas do Estado. Podemos ver a força dos prefeitos unidos”. O deputado Soldado Adriano José (PP) se somou à manifestação. “As reivindicações entregues têm o apoio dos deputados de Maringá. Esta é a importância da AMUSEP para a região”.

    O deputado Do Carmo (União) afirmou que a Assembleia Legislativa tem papel preponderante na discussão das demandas municipais. “Esse movimento de trazer a Assembleia vai nos tornar mais fortalecidos. Quando falamos em Maringá, falamos de toda a AMUSEP. Saímos daqui com a missão de resolver os problemas”, disse.

    Presenças

    Também participaram do evento o deputado estadual Douglas Fabrício (Cidadania), o deputado federal Luiz Nishimori (PSD), o prefeito de Munhoz de Mello e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da AMUSEP (PROAMUSEP), Marcondes Araujo da Costa, o prefeito de Floresta e presidente do consórcio público intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep), Ademir Luiz Maciel. Ainda estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia e a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo.

    Foto: Dálie Felberg/Alep

    Comentários estão fechados.