Premiado escritor brasileiro lança livro em Maringá nesta semana

Rafael Gallo, autor de “Dor Fantasma”, estará na cidade para compromissos organizados pelo Clube de Leitura Bons Casmurros. Obra recebeu o prestigioso prêmio “José Saramago” de Literatura.

  • Rafael Gallo, autor de “Dor Fantasma”, estará na cidade para compromissos organizados pelo Clube de Leitura Bons Casmurros. Obra recebeu o prestigioso prêmio “José Saramago” de Literatura.

    Por Redação

    O premiado escritor Rafael Gallo estará em Maringá nesta semana para uma série de compromissos. Ele vem à cidade lançar o mais novo romance dele, “Dor Fantasma” (ed. Globo Livros/Biblioteca Azul) – além de ter outras empreitadas relativas ao livro. O lançamento ocorre nessa sexta-feira (05), às 19h30, na Livrarias Curitiba, no Shopping Maringá Park. A participação das pessoas é gratuita. Seguindo a agenda, no dia 06, às 09h30, ele se encontra com leitores do Clube de Leitura Bons Casmurros para falar sobre a obra, dentro do projeto “Bons Casmurros Convida”. É na Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto. A entrada também é gratuita.

    A organização das ações é do Bons Casmurros, e faz parte da comemoração dos 10 anos do grupo, completados neste 2023. O “Bons Casmurros Convida” é um projeto em que um escritor vem à cidade debater com leitores do clube. Já passaram por aqui Aline Bei, Luiz Ruffato, Thays Pretti, Luigi Ricciardi, Miguel Sanches Neto e Marcos Peres. Desde o surgimento do clube, já foram feitos 168 debates, e mais de duas mil pessoas estiveram presentes ao longo da história. 

    “Dor Fantasma” é o terceiro livro de Rafael Gallo, de 41 anos. A obra ganhou o prêmio “José Saramago de Literatura” 2022, um dos mais prestigiosos de língua portuguesa. No romance, lançado em abril, acompanhamos a história de Rômulo Castelo, um pianista virtuoso e obcecado pela perfeição. O trabalho é cheio de metáforas e tragédias. Gallo também é autor de outros dois livros: “Reveillón e outros dias” (ed. Record), ganhador do prêmio Sesc de Literatura em 2012; e “Rebentar” (ed. Record), que levou o prêmio São Paulo de Literatura em 2016. 

    “Estamos contentes em propiciar a vinda de Rafael Gallo para Maringá. É um jovem escritor muito reconhecido pelo trabalho. Queremos celebrar a importância da literatura brasileira contemporânea nestes 10 anos de clube”, disse uma das coordenadoras do Bons Casmurros, Zilene Rezende. 

    Além dos compromissos públicos, Gallo terá entrevistas em emissoras de rádio e TV ao longo da sexta-feira (30).

    Lançamento e debate 

    O lançamento na Livrarias Curitiba, no dia 05, terá a um bate-papo com o jornalista e secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião. Ele e Gallo conversam sobre “Dor Fantasma” e literatura de modo geral. Na sequência, há sessão de autógrafos. No dia 06, na Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, leitores do escritor se reúnem e discutem entre si sobre o romance. Após esse primeiro momento, há um momento de perguntas e respostas. 

    Foto: Wilian Olivato

    Comentários estão fechados.