Concurso Comida di Buteco entra na reta final

Este é o último fim de semana para o público visitar bares, provar petiscos e registrar o voto que vai ajudar a eleger o Melhor Buteco de Maringá.

  • A maior competição gastronômica do País, o Comida di Buteco, que pela primeira vez está sendo realizado em Maringá, está na reta final.

    O público tem até domingo (30) para visitar os bares participantes, provar os petiscos inscritos no concurso e registrar o voto, que vai ajudar a eleger um dos 19 participantes como o Melhor Buteco de Maringá.

    Desde o dia 7 deste mês, data de início do concurso, Maringá e outras 50 cidades brasileiras vivem um momento de celebração. “O Comida di Buteco acontece simultaneamente em mais de mil bares, em todo o Brasil. Queremos instituir o mês de abril como o mês de celebrar os butecos brasileiros, com essa grande festa que é o Comida di Buteco”, diz o diretor de operações do evento, Filipe Pereira.

    O público maringaense aderiu fortemente ao concurso e vem lotando os bares participantes. Historicamente, o concurso já tem essa força de atrair novos clientes aos estabelecimentos participantes – e, em Maringá, não seria diferente.

    O Bar do Clebinho, que era conhecido somente entre os moradores das proximidades da Avenida Paranavaí, está entre as grandes revelações do concurso – graças não só ao suculento frango frito que está na competição, mas pela simpatia do casal de proprietários, Clebinho e Fran. “O nosso público aumentou muito. Vem gente que nós não conhecemos: casais, famílias… Está muito gostoso participar”, diz Clebinho, ressaltando o aumento de 50 a 60% no volume de vendas desde o início do concurso. “É uma experiência única, a gente nunca imaginou passar por isso. Nós só temos a agradecer ao Comida di Buteco.”

    Outro bar que está dando o que falar é o Severina Sabores do Nordeste, na Vila Morangueira. Joeder Santos e Marcela Dourado comandam o salão, a cozinha e, mais tarde, os microfones. Além de empresários, eles são músicos profissionais, e não economizam na boa MPB para animar os clientes, em um espaço que dividem entre trabalho e lar – e que eles construíram e decoraram com as próprias mãos.

    Esse clima gostoso de buteco familiar agradou a clientela. “Em termos de crescimento de público e rendimento, é de 50% pra mais. A experiência está sendo maravilhosa, superou nossas expectativas. O Comida di Buteco valoriza os pequenos negócios e todo o esforço das pessoas que trabalham em família”, diz Marcela.

    Público e jurados estão visitando os estabelecimentos para votar em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

    Maringá vai conhecer o grande vencedor do Comida di Buteco 2023 no dia 10 de maio, em uma festa de premiação no Parque do Japão. “Estamos confiantes, mas não vai ser fácil, porque temos ótimos concorrentes. Mas o que a gente já ganhou de parceiros, amigos e clientes já valeu a pena. Se vier o título, então, aí vai ser mimo de Deus”, diz Marcela.

    Todos os bares foram convidados, levando em conta sua história e importância na cidade – eles não pagaram nenhum tipo de inscrição. Quem “paga a conta” são grandes marcas que acreditam no projeto.  A missão do concurso é TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO COMO EXTENSÃO DA SUA CASA,  promovendo um resgate da cozinha de raiz, com foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar.

    Nascido em 2000 em Belo Horizonte (MG), cidade famosa pela boemia e boa gastronomia, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas desde 2016: a primeira etapa é regional, no qual a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o Melhor Buteco do Brasil. Em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @Drazen Zigic

    Comentários estão fechados.