Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os municípios já estão com o planejamento para a liberação do sinal aprovados e podem estar com a rede funcionando até junho.
Por Victor Ramalho
Após o início do funcionamento da rede 5G em Maringá e Marialva, outros onze municípios da região já caminham para ter a liberação do sinal nos próximos meses. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 964 municípios pelo país poderão solicitar, a partir da próxima terça-feira, 2 de maio, o licenciamento para ativação de redes 5G Standalone.
Na região de Maringá, onze municípios já tiveram o planejamento para a implantação da rede 5G aprovados pelas agências reguladoras. A instalação, agora, depende do trabalho das empresas de telecomunicações que adquiriram a concessão de uso das redes 5G em cada localidade, em leilões organizados pela Anatel em 2021 e 2022.
Em todo o Paraná, de acordo com o monitoramento da agência de telecomunicações, são 44 municípios que já estão com o sinal em funcionamento, sendo Maringá e Marialva os representantes da região na lista. Outras 80 cidades já tiveram o planejamento aprovado e 275 ainda aguardam a aprovação de planejamento.
Na região, Sarandi, Ângulo, Atalaia, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Mandaguaçu, Mandaguari, Ourizona, Paiçandu e Uniflor deverão receber a liberação do sinal nos próximos meses. A estimativa da Anatel é que a rede entre em funcionamento nessas cidades a partir de junho.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Comentários estão fechados.