Transforme os dados em impulsionadores de decisões

Confira algumas dicas de como utilizar dados como impulsionadores de decisões assertivas dentro de uma empresa.

  • Foi-se o tempo em que as decisões sobre os negócios eram tomadas com base na intuição e achismos. Já com o avanço tecnológico, hoje é possível coletar, processar e analisar dados, e integrá-los na estratégia do seu negócio.

    Dados coletados, mas o que fazer com eles? Como analisar e produzir mudanças significativas na organização? Seja na área de marketing, vendas ou recursos humanos, essas informações podem impulsionar todas as áreas do seu negócio.

    Portanto, se você deseja tomar decisões mais assertivas, informadas, rápidas e eficientes, vou te apresentar dicas de como utilizar esses dados como impulsionadores de decisões assertivas, confira:

    1. Colete dados úteis e precisos

    Planilhas e mais planilhas, diariamente, como empreendedores e empresários, somos inundados por relatórios. O primeiro passo para utilizar os dados de maneira assertiva é compreender que nem todos eles trarão informações relevantes.

    Antes de coletar os dados, faça uma análise: como posso utilizar os mesmos como informações ou conhecimento que me ajudarão a tomar melhores decisões, melhorar os serviços e produtos da minha empresa e reduzir custos?

    Certifique-se de estabelecer quais dados serão necessários para auxiliar na tomada de decisão. Por exemplo, as vendas caíram este mês? O que os dados podem dar de informação sobre a queda nas vendas? Quais ações posso desenvolver a partir dessa informação para que a situação não se repita?

    1. Converta dados em informação

    Se você precisa de dados para analisar a produtividade dos colaboradores, vendas, contatos que o time do comercial realizou, quantos se transformaram em vendas, quantos clientes são recorrentes, entre outros…

    Você precisa transformar esses dados em informações. Informação é quando você pega os dados úteis e precisos e combina com tendências a longo prazo, avalia e analisa os valores discrepantes e transforma isso em algo que você pode usar para tomar uma decisão.

    Compare os resultados de um colaborador com a média, ou com outro colaborador que exerce a mesma função. Observe as tendências de vendas ou despesas ao longo do tempo ou com algum outro fator.

    Um relatório, uma planilha no excel ou qualquer outra ferramenta que você utiliza, geralmente não faz isso. Percebemos então, o valor dos dados transformados em informação quando fazemos comparações e analisamos tendências.

    1. Tome decisões com as informações

    Nesta etapa, já coletamos os dados úteis, transformando-os em informações, qual o próximo passo? A tomada de decisão, é momento de avaliar o que importa para a sua empresa.

    Por exemplo, ao analisar as informações sobre os custos de operação da empresa, você verificou que o mesmo mês, em anos diferentes, teve um aumento inesperado. Como você pode reduzir os custos? Você está reduzindo em um setor e aumentando em outro? Quais reduções você deseja realizar?  A empresa consegue fazer as reduções projetadas?

    A tomada de decisão é um dos processos mais difíceis para o empreendedor empresário. Muitas vezes recolhemos e analisamos os dados, mas não sabemos o que realizar com eles.

    Se você está passando por esse momento em sua empresa, chegou o momento de considerar investir em um Conselheiro Empresarial que poderá auxiliá-lo com sua vasta experiência na área dos negócios.

    No geral, as empresas que baseiam a sua tomada de decisão orientada por dados podem alavancar a sua curva de crescimento. Lembre-se de que é também essencial medir os dados do sucesso de suas decisões ao longo do tempo.

    Para fazer isso, você pode aplicar a metodologia OKR e definir indicadores-chave de desempenho (KPIs) específicos para sua empresa, visando os objetivos estratégicos que deseja alcançar.

    Gestão de Indicadores para o sucesso do seu negócio

    A gestão de indicadores consiste em o empreendedor empresário identificar quais são os indicadores chave que deverão ser medidos e acompanhados durante certo período de tempo, afinal os indicadores direcionarão a empresa ao resultado almejado.

    Qualquer plano de metas tem como objetivo gerar o comprometimento do time a partir do momento em que a empresa comunica a sua estratégia. O ideal é estabelecer poucas metas para a empresa como um todo, que criem uma cultura com foco no resultado e não em tarefas específicas.

    A partir dessas metas gerais e estratégicas, podem haver derivadas para cada equipe da empresa ou para cada indivíduo, mas os objetivos principais do negócio precisam ser poucos e estar claros para todo mundo.

    Se você deseja ter uma visão mais completa sobre os seus processos e departamentos você precisa implementar os indicadores, para isso conte com a nossa Implantação da Metodologia OKR.

    A Trianon RH e Negócios tem como missão alavancar os processos da sua empresa para você se concentrar no mais importante: o sucesso e alcançar os objetivos estratégicos.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @rawpixel.com

    J Rodolfo Grou

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