O número de moradores com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no estado do Paraná aumentou em cerca de 50% nos últimos 12 meses, segundo informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família.
Atualmente, mais de 9 mil pessoas possuem o documento, enquanto em abril de 2022 esse número era de cerca de 6 mil.
A Ciptea é um documento gratuito que pode ser solicitado pela internet, e seu diferencial é que ele é integrado com o RG do portador, o que permite a assinatura digital do requerente pelo sistema. Além disso, a Carteira do Autista colabora com ações interdisciplinares das demais secretarias do Paraná, sendo utilizada na elaboração de políticas públicas e planejamento de ações específicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com o documento, esses moradores passam a ter prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. A prioridade também se estende a serviços particulares, como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
O governo do Paraná incentiva a população a solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a fim de garantir o acesso aos serviços e benefícios que a lei prevê para esses indivíduos.
Comentários estão fechados.