A cidade recebeu autorização do Governo do Paraná para iniciar a operação da unidade em abril de 2022. A expectativa é de que o centro de formação seja inaugurado em maio.
Por Victor Ramalho
Maringá está nos preparativos finais para colocar em funcionamento uma Escola de Formação para a Guarda Municipal. A cidade recebeu autorização do Governo do Paraná, através da Secretaria de Segurança Pública, para iniciar as operações da unidade em abril de 2022.
Atualmente, os agentes municipais, quando aprovados em concurso público, precisam ser deslocados para Curitiba para fazer o treinamento primário, normalmente realizado na Academia da Polícia Militar do Guatupê. Com um centro de formação próprio, todo o treinamento dos guardas poderá ser feito em Maringá.
Em todo o Paraná, apenas 6 municípios têm os próprios centros de formação de guardas municipais. São eles: Londrina, Curitiba, Cascavel, Paranaguá, Araucária e Ponta Grossa.
Mesmo já podendo funcionar desde abril passado o município, por opção própria, decidiu esperar a montagem de toda a estrutura física, como salas de aulas e tatames para treinamento, antes de inaugurar a Escola. A expectativa, conforme apurado pela reportagem, é de que a inauguração ocorra em maio.
Até o momento, a Secretaria Municipal de Segurança Pública investiu pouco mais de R$ 87 mil na montagem da estrutura física do Centro de Formação. Maringá tem 125 guardas municipais em seu efetivo, dos quais 91 tem autorização para andarem armados. Neste mês de março, o município aplicou as provas objetivas de um concurso público para a contratação de mais 9 agentes.
Imagem Ilustrativa/Arquivo/PMM
Comentários estão fechados.