Papa Francisco diz que “cansaço” é um motivo que poderia levá-lo a renunciar

Papa Francisco admitiu que o cansaço extremo poderia fazê-lo tomar a decisão de renunciar, mesmo que essa não seja a sua vontade.

  • O Papa Francisco admitiu, nesta sexta-feira (10) que o cansaço extremo poderia levá-lo a renunciar ao comando da Igreja Católica.

    A declaração foi dada durante uma entrevista concedida à rede pública suíça RSI (Rádio e Televisão Suíça), em meio às comemorações de 10 anos de seu pontificado.

    Ao ser questionado sobre quais motivos poderiam levá-lo a renunciar do papado no futuro, o Papa Francisco admitiu que o cansaço extremo poderia fazê-lo tomar essa decisão, mesmo que essa não seja a sua vontade.

    “Um cansaço que não te deixa ver as coisas claramente. A falta de clareza, de saber avaliar as situações. Também pode se dar por problema físico”, explicou Francisco.

    O Papa, que tem 85 anos, também disse que tem menos resistência física, pois sofre com fortes dores nos joelhos que o obrigam a usar cadeira de rodas. Em uma declaração anterior, Francisco admitiu que poderia renunciar caso esses problemas de saúde atrapalhassem a sua função.

    Antecessor 

    Em 2013, Bento XVI se tornou o primeiro papa a renunciar em 600 anos, alegando que sua saúde física e mental eram frágeis. Ele veio a falecer em 31 de dezembro de 2022.

    Na época, o Papa Francisco defendeu seu antecessor, dizendo que a decisão foi um ato de coragem. No entanto, ele também reforçou que a renúncia dos papas não deveria se tornar uma “moda”, e que só deveria acontecer em circunstâncias excepcionais.

    Foto: Divulgação

    Comentários estão fechados.