De Maringá, deputada estadual Maria Victoria deverá ocupar 3º cargo mais importante do Legislativo

Maria Victoria será 2ª secretária em provável chapa que assumirá a Mesa Diretora da Alep a partir do dia 1º de fevereiro.

  • Reeleita como deputada estadual, a maringaense Maria Victoria (PP) deverá ocupar o cargo de 2ª secretária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), compondo ainda a Comissão Executiva ao lado do presidente Ademar Traiano e do 1º secretário Alexandre Curi. O cargo da deputada de Maringá é o terceiro na linha de relevância da Mesa Diretora.

    A provável nova Mesa Diretora da Alep foi divulgada na terça-feira (24) pelo jornalista Rogerio Galindo, do jornal curitibano Plural. A chapa deverá ser eleita por unanimidade no dia 1º de fevereiro, logo após a cerimônia oficial de posse dos 54 deputados estaduais paranaenses, e marca a continuidade do poder de Traiano frente ao Legislativo paranaense.

    De acordo com o regimento interno da Alep, presidente, 1º secretario e 2º secretário assinam em conjunto as questões administrativas da Casa de Leis, além de serem, na Comissão Executiva, responsáveis pelas questões patrimoniais do Legislativo.

    Deputada Maria Victoria durante sessão na Casa de Leis paranaense. Foto: Alep

    Caberá à Maria Victoria, na posição de 2ª secretária, dentre outras funções, fiscalizar a redação das atas e fazer a leitura; assinar, depois do 1º secretário, as atas e os atos da Comissão Executiva; redigir as atas das sessões secretas; e manter atualizado o registro do patrimônio da Assembleia, encaminhando à Presidência e à 1ª Secretaria relatório anual sobre a situação dos bens registrados, devendo ser publicado anualmente o relatório no Diário Oficial da Alep.

    Também é responsabilidade dos membros da Comissão Executiva, dentre outras funções, autorizar a realização de concurso público; apresentar o orçamento analítico ao Plenário; e conceder licença ao Governador ou Vice-Governador do Estado para se ausentarem do País ou do Estado por mais de quinze dias durante o recesso parlamentar.

    Alexandre Curi deverá ser o 1º secretário, compondo, ao lado de Maria Victoria e Ademar Traiano, a Comissão Executiva. Foto: Alep

    Veja abaixo a composição da Mesa Diretora que deverá ser eleita por unanimidade para a próxima gestão da Alep, já que integra interesses de partidos da situação e também da oposição:

    Presidente: Ademar Traiano (PSD)
    Primeiro Secretário: Alexandre Curi (PSD)
    Segunda Secretária: Maria Victória (PP)
    Primeiro Vice-Presidente: Marcel Micheletto (PL)
    Segundo Vice-Presidente: Ney Leprevost (União Brasil)
    Terceiro Vice-Presidente: Cristina Silvestri (PSDB)
    Terceiro Secretário: Goura (PDT)
    Quarta Secretária: Cantora Mara Lima (Republicanos)
    Quinto Secretário Dr. Antenor (PT)

    Presidente Ademar Traiano liderando sessão do Legislativo: deputado deverá ser reeleito para o cargo. Foto: Alep

    Comentários estão fechados.