O mercado de trabalho está em busca de profissionais cada vez mais capacitados para as vagas de emprego. Com isso, os candidatos devem buscar maneiras de preparação mais efetivas, seja com cursos ou graduações.
De forma geral, a preparação não está relacionada apenas com o conhecimento técnico, mas sim com à desenvoltura para demonstração do perfil adequado para a empresa. Essa demonstração ocorre desde o momento em que o currículo é apresentado.
Em casos da busca do primeiro emprego, a situação tende a seguir a lógica da experiência, ou seja, “não consigo emprego porque preciso de experiência e não tenho experiência pois preciso de uma oportunidade para adquiri-la”.
Já nos casos de profissionais que estão em busca de um novo emprego, a falta de experiência não é um fator determinante. No entanto, a falta da preparação e da busca por conhecimento, podem ser.
Uma dica para garantir o sucesso nas entrevistas de emprego é trabalhar no desenvolvimento de habilidades interpessoais. Pois atualmente, o mercado de trabalho está em busca de pessoas que saibam conviver umas com as outras visando um objetivo geral em comum que beneficie a equipe como um todo.
Em algumas situações as empresas contratam jovens sem experiências com o intuito de moldá-los conforme as necessidades e interesses das vagas que estão sendo ofertadas. Em outros, já especificam que a vaga é destinada apenas para profissionais com qualificações e experiências.
O que os recrutadores costumam buscar?
Os recrutadores tendem a avaliarem se a falta de experiências ou qualificações são compensadas por outras habilidades, sejam técnicas ou interpessoais.
De maneira geral, esses profissionais buscam colaboradores que tenham iniciativa e busquem o aprendizado , além da capacidade de se comunicarem bem, seja com a fala ou com a escrita.
Leia também: Você sabe como preparar um bom currículo? Confira 10 dicas
Confira dicas para começar esse ano trabalhando no emprego desejado:
- Mantenha o Network atualizado:
No momento da busca pela oportunidade de emprego, as indicações podem facilitar nesse processo. Nesse sentido, investir no network e buscar montar uma grande rede de contatos com colegas de escola, faculdade, cursos ou até com amigos que sejam indicadores para essas vagas, é indispensável.
Outra dica é fazer e manter o perfil atualizado na maior plataforma social voltado para o ambiente profissional, ou seja, o linkedIn.
- Invista no autoconhecimento
Investir e trabalhar com o autoconhecimento permite descobrir quais são os seus valores, pontos fortes e fracos, estilo de trabalho e traços de personalidade que são mais marcantes .
O autoconhecimento permite na análise e prepara o profissional para diversos desafios, seja da busca pelo primeiro emprego ou para uma oportunidade. Possibilitando na identificação de quais pontos são ideias para serem melhorados.
- Esteja preparado para a entrevista
O indicado durante a entrevista, é estar preparado (a) para falar sobre as qualidades e defeitos que você possui. No entanto, a sinceridade deve ser mantida a todo o momento.
Nesse sentido, o ideal é evitar clichês sobre alguns defeitos, como afirmar ser perfeccionista ou proativo, esses “defeitos” podem ser considerados qualidades para muitos recrutadores ocasionando no sentimento de insinceridade durante a entrevista.
Uma dica é falar sobre as experiências, como por exemplo:
“Considero o meu maior defeito não ter experiência em determinada área”.
“Ainda não sei falar outro idioma. Deveria ter buscado aprender”.
Coloque os defeitos com alternativas para solução através das oportunidades de emprego ou da busca pelo conhecimento.
Lembre-se que se não tiver muitas experiências, evidencie os feitos profissionais que já foram realizados e os resultados obtidos. Nesse sentido, até trabalho voluntários podem ser comentados durante a entrevista.
- Saiba trabalhar em equipe
Como os recrutadores buscam profissionais com essa habilidade, algumas dinâmicas em grupo são realizadas para avaliação.
Nesse quesito, os profissionais que mais tiverem iniciativa, liderança, espírito esportivo e confiança são mais propensos a serem admitidos.
Uma dica é saber expressar as próprios opiniões e valorizar as opiniões dos outros, visando adquirir os resultados para a equipe e não apenas para o benefício individual.
- Busque manter-se informado
Alguns recrutadores costumam realizar testes com os candidatos acerca do senso crítico sobre a realidade vivenciada. Por isso, sempre esteja informado sobre alguns aspectos, como economia, política, novidades que beneficiem todas as pessoas e entre outros aspectos.
Informação nunca é demais, mas no entanto, deve ser analisada conforme a relevância. Não é possível saber o que será perguntado durante a entrevista, por isso, é primordial que o profissional tenha alguma bagagem sobre um pouco de cada assunto.
Atente-se a essas dicas e capriche em todos os processos que envolvem a procura por uma vaga. Com isso, suas chances de conseguir o emprego estarão garantidas.
Aproveite e entre no portal de empregos do portal do Maringá Post e confira algumas das vagas em distintos seguimentos que estão disponíveis.
Com informações do Na Prática
Foto: Ijeab/Freepik
Comentários estão fechados.