Você sabe como preparar um bom currículo? Confira 10 dicas

Durante a busca por vagas de emprego é indispensável que o currículo esteja atualizado contendo informações corretas sobre as experiências e habilidades profissionais.

  • Durante a busca por vagas de emprego é indispensável que o currículo esteja sempre atualizado contendo informações verdadeiras sobre as experiências e habilidades profissionais. Devido a isso, na hora de se candidatar a uma vaga, sempre tenha bastante atenção com as informações inseridas, seja você um profissional que já possui outras experiências ou que ainda está começando no mercado de trabalho.

    Atualmente, as redes sociais estão sendo utilizadas pela maior parte das empresas na hora do processo de seleção. Por isso, atente-se a seguir boas dicas para preenchimento do currículo, seja em relação ao formato ou ao conteúdo. Qualquer deslize pode prejudicar ou garantir a conquista da vaga. Confira abaixo 10 dicas de preenchimento do currículo que podem garantir êxito durante o processo seletivo.

    1. Coloque informações pertinentes a vaga almejada. Cite suas informações mais importantes, como: formação acadêmica, conhecimentos e atividades complementares e experiências com empregos anteriores.
    2. Tenha seus objetivos profissionais definidos. Demostre habilidades que podem gerar benefícios e crescimento para a empresa contratante.
    3. Não utilize abreviações ou gírias no preenchimento do currículo. Os avaliadores procuram candidatos que portem uma boa comunicação, que começa a ser avaliada desde o primeiro contato com o currículo. Por isso, atente-se as normas cultas da Língua Portuguesa.
    4. Em casos de envio do currículo de maneira online, atente-se ao nome do arquivo. É importante que o arquivo esteja nomeado de forma coerente, informe que se trata de um currículo e, ao lado, escreva o seu nome completo. Esse processo evita que o candidato seja confundido ou tenha o currículo descartado por engano.
    5. Não mencione a sua pretensão salarial. Esse processo só deve ser feito se a empresa solicitar na ficha de inscrição da vaga. Quando colocado sem a solicitação, a tendência é que o candidato seja rejeitado.
    6. Mantenha os dados atualizados. Desse modo, sempre que uma empresa tentar contato você conseguirá responder.
    7. Capriche no design do Currículo. Porém, tenha cuidado com exageros. A formatação utilizada durante a organização do currículo é constantemente avaliada pelos recrutadores. Atente-se as fontes e o design escolhido. O ideal é manter a seriedade durante a formatação.
    8. Reconheça seus trabalhos anteriores. Demonstre seu desempenho obtido antes de buscar a vaga. Por isso, reserve um espaço no currículo para evidenciar os destaques obtidos, principalmente as participações em âmbito acadêmico.
    9. Atente-se ao endereço de e-mail. Evite utilizar e-mail com endereços constrangedores, com símbolos e nomes de artistas. Opte por criar um endereço simples e de fácil escrita. E lembre-se de ficar sempre de olho no “spam”. Muitas empresas respondem por e-mail institucional e na maioria das vezes esses endereços são destinados para fora da caixa de entrada.
    10. Não utilize informações falsas. Mesmo que você não tenha experiências não minta. O processo seletivo costuma ter muitas etapas e em alguma delas a mentira será descoberta.

    Atente-se a essas dicas e preencha o seu currículo. Aproveite e entre no portal de empregos do portal Maringá Post, que conta com várias vagas em distintos seguimentos disponíveis.

    Foto:  Tobias Herrmann/Pixabay

    Comentários estão fechados.