Dois deputados federais eleitos pelo Paraná não deverão assumir mandato em Brasília

Ricardo Barros (Progressistas) e Beto Preto (PSD) foram indicados pelo governador Ratinho Júnior para serem secretários de Estado no próximo governo.

  • Por Victor Ramalho, especial para o Maringá Post

    Dois deputados federais eleitos pelo Paraná nas Eleições 2022 não deverão assumir mandato em Brasília. Ricardo Barros (Progressistas) e Beto Preto (PSD) foram indicados pelo governador Ratinho Júnior (PSD) para serem secretários de Estado no próximo governo.

    O anúncio oficial por parte do governador reeleito foi realizado na tarde desta sexta-feira (23). Barros, que representa a região de Maringá e é o atual líder de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, será secretário da Indústria e Comércio, enquanto Beto Preto seguirá no comando da Secretaria de Saúde do Paraná, cargo que exerce desde 2019.

    As nomeações dos novos secretários ainda não constam no Diário Oficial do Estado. Procurada pelo Maringá Post nesta sexta-feira (23), a assessoria de imprensa do Governo do Paraná informou que o novo secretariado será nomeado após a posse do governador, inicialmente marcada para 1º de janeiro.

    Os dois novos secretários, inclusive, estiveram presentes na cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos, promovida na segunda-feira (19) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em Curitiba. Eles deixarão as vagas para os primeiros suplentes do Progressistas e do Partido Social Democrático (PSD), respectivamente.

    Quem assume em Brasília?

    Beto Preto alavancou seu capital político como Secretário de Saúde do Governo do Paraná nos últimos quatro anos. O Estado foi modelo de celeridade na imunização contra Covid-19 em todo o Brasil, o que permitiu que o ex-prefeito de Apucarana se tornasse o 4º deputado federal mais votado do Paraná em 2022, com 206.898 votos.

    Ele já havia retornado ao cargo de secretário no dia 6 de outubro, logo após o fim do 1º turno. A vaga dele em Brasília deverá ser preenchida por Rodrigo Estacho (PSD), humorista, influenciador digital e que exerce o primeiro mandato como deputado estadual, representando a região de Guarapuava.

    Já Ricardo Barros, que foi Ministro da Saúde do Governo Michel Temer (MDB) entre 2016 e 2018 e se encaminhava para o 7º mandato no Congresso Nacional, deixará sua vaga para o suplente Marco Brasil (Progressistas), locutor de rodeio que representa a região de Londrina. Barros foi o 14º deputado federal mais votado do Paraná em 2022, com 107.022 votos.

    Foto: Reprodução

    Comentários estão fechados.