Confira como demonstrar habilidades interpessoais importantes durante a entrevista de emprego

As soft Skills propiciam na interação de forma eficaz  com outras pessoas. Essas habilidades influenciam diretamente na busca pelo crescimento profissional.

  • As habilidades interpessoais (soft Skills), propiciam na interação de forma eficaz  com outras pessoas. Essas habilidades englobam desde a comunicação, as capacidades de conexão, trabalho em equipe e liderança. E atualmente, influenciam diretamente na busca pelo crescimento profissional.

    Apesar das qualificações serem consideradas fatores indispensáveis pelas empresas durante os processos recrutadores, as habilidades sociais e comunicacionais estão sendo muito procuradas.

    Para garantir o sucesso nas entrevistas de emprego, o ideal é trabalhar no desenvolvimento dessas habilidades interpessoais. O mercado de trabalho atual, está em busca de pessoas que saibam conviver umas com as outras traçando um objetivo geral que beneficia a equipe como um todo.

    Segundo estudos, a habilidade mais buscada é a comunicação, sendo seguida pela criatividade e colaboração. A maior parte das oportunidades de emprego, listam que necessitam de pessoas comunicativas para o preenchimento das vagas.

    E seguindo esses três pontos, confira abaixo como apresentá-los durante a entrevista e garantir êxito no processo de contratação:

    • Comunicação

    A maneira mais indicada para demonstrar essa habilidade é começar o diálogo nas interações e consequentemente, nas entrevistas.

    Os avaliadores levam muito em consideração pessoas que se conectam e interagem facilmente com outras pessoas. Nesse sentido, o ideal é esperar os entrevistadores finalizarem as perguntas, e depois responde-las observando o que está sendo falado para gerar uma conexão.

    • Criatividade

    As perguntas direcionadas durante as entrevistas, possibilitam no compartilhamentos das habilidades e experiências vivenciadas por cada candidato. Seguindo esse ponto, compartilhe as experiências ruins que foram solucionadas em outros empregos, ressaltando todo o processo para a solução, e não apenas o resultado.

    • Colaboração

    Evidenciar as experiências antigas em empregos anteriores que ressaltam a sua importância na colaboração e no bom comportamento é primordial para obter destaque com os entrevistadores. Se for optado ressaltar trabalhos que envolvam a equipe, o ideal é falar do conjunto e não apenas das ações individuais que foram realizadas.

    A colaboração é mostrada através dos resultados conquistados. Durante a entrevista o indicado é ter uma comunicação clara e objetiva, além de boas habilidades para a escuta. Lembrando que manter-se positivo durante  toda a entrevista  propicia em melhores resultados.

     

    Siga essas dicas e se prepare para a entrevista de emprego com melhores oportunidades de aceitação pelos entrevistadores.

    Foto: Drazen Zigic/Freepik

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