Papo de Carreira: Como construir uma carreira na área de exatas?

A professora graduada em física e matemática, Érica Regina Takano Natti, participou da live do “Papo de Carreira” e falou sobre a área de exatas.

  • No “Papo de Carreira” desta terça-feira, 08, a professora graduada, mestre e doutora em Física e Matemática pela USP, pesquisadora e Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção e Engenharia de Software – Campus Londrina | PUCPR, Érica Regina Takano Natti, falou sobre a possibilidade de desenvolver uma carreira na área de exatas.

    Segundo ela, graduados em física e matemática, possuem um amplo campo de atuação não se limitando a apenas a área do ensino.

    Os cientistas e engenheiros vivem em uma constante busca que visa desvendar mistérios através de um processo de análise.

    “Esses profissionais observam, coletam dados, levantam hipóteses e fazem experimentos a fim de obterem as conclusões esperadas”, conta a professora.

    Para exercer funções ligadas a áreas de exatas, possuir um bom raciocínio logico é imprescindível.

    Quando pensamos em engenheiros e  cientistas a primeira coisa que nos vem à cabeça, é a habilidade que eles possuem com as contas. Porém, outras competências são imprescindíveis para esses profissionais.

    “Além das competências técnicas que são fundamentais, outras competências são consideradas importantes, como, saber lidar com a pressão, ser flexível, trabalhar bem em equipe e saber dialogar. Essas questões contribuem para o sucesso em qualquer área”, diz.

    Os avanços tecnológicos estão interligados com a ciência e engenharia.  Atualmente, o mercado está demostrando interesse em competências que antes não demostrava.

    A automatização de máquinas e serviços já é uma realidade presente na sociedade. Mas apesar das frequentes evoluções, muitas atividades não podem ser afetadas por esse processo.

    “Tudo aquilo que puder ser automatizado será, mas muitas atividades não podem. Às máquinas estão cada vez mais inteligentes, mas sempre vamos ter o lado humano por trás, acompanhando cada etapa”, complementa

    Uma diminuição da mão de obra de profissionais com atividades consideradas repetitivas e rotineiras é esperada. Mas as pessoas que sabem lidar com esses equipamentos terão o emprego garantindo, trabalhando juntamente com as máquinas.

    Esses e outros apontamentos foram discutidos na live do Instagram Papo de Carreira com apresentação do editor- chefe do Maringá Post, Ronaldo Nezo.

    Para acessar a live e ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui!

    Foto: Gerd Altmann/Pixabay

    Comentários estão fechados.