Debate reúne candidatos ao governo do Paraná; ausência de Ratinho é criticada

Ratinho Junior se torna alvo de críticas ao decidir se ausentar do último debate entre candidatos ao Governo do Paraná.

  • Nesta terça-feira (27), foi realizado o último debate entre os candidatos ao Governo do Paraná, transmitido pela RPC.

    Os quatro candidatos convidados a participar foram aqueles que possuem representatividade mínima no Congresso Nacional, conforme a lei eleitoral (Lei 9504/97). São eles: Ratinho Junior (PSD), Roberto Requião (PT), Ricardo Gomyde (PDT) e a Professora Angela (PSOL).

    No entanto, apenas três candidatos estiveram presentes no debate, já que o atual Governador e líder nas pesquisas eleitorais, Ratinho Junior, decidiu se ausentar.

    A justificativa para a ausência de Ratinho Junior, segundo a sua assessoria de imprensa, era que essa foi uma “decisão de campanha” e que “o debate mais importante é com a sociedade”.

    Ainda assim, a ausência do atual governador e candidato à reeleição foi criticada diversas vezes pelos candidatos presentes. Eles também fizeram críticas à atual gestão.

    Ao longo de quatro blocos, os candidatos debateram sobre temas como educação, geração de emprego, infraestrutura e combate à fome.

    A Professora Angela defendeu que o governo precisa ver a educação como um investimento, e que as universidades precisam ter políticas de permanência para os estudantes.

    Sobre geração de empregos e salários dignos, Roberto Requião apontou que 80% dos empregos no Paraná são criados por pequenas e médias empresas. Assim, ele diz que se for eleito, pretende baixar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) cobrado do pequeno empreendedor de 18% para um média de 2,5%.

    Ao falar de tecnologia, Ricardo Gomyde defendeu a importância de investir nas universidades estaduais e de usá-las na criação de soluções para os problemas do estado.

    Veja como foi o debate através deste link.

    Foto: Reprodução/ Giuliano Gomes / RPC

    Comentários estão fechados.