Presidente da OAB Maringá defende a importância do profissional do Direito

Em entrevista exclusiva ao Maringá Post, o presidente da OAB de Maringá, Eder Fabrilo, explica como funciona a Ordem dos Advogados do Brasil.

  • Em entrevista exclusiva ao Maringá Post, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Maringá, Eder Fabrilo, destaca a importância do profissional do Direito. Segundo ele, atualmente, os advogados e demais profissionais da área enfrentam certa desvalorização. Fabrilo lembra que o “eu acho” tem se confrontado, inclusive nas redes sociais, com o saber especializado.

    Para o presidente da OAB Maringá, agosto é um mês simbólico, já que em 11 de agosto de 1827 foi criada a primeira faculdade de Direto do Brasil.  Com isso, a cada ano, nessa data comemora-se o Dia do Advogado. A data visa relembrar aos profissionais e às pessoas a importância do exercício da advocacia para a sociedade.

    Em Maringá, também neste mês, aconteceu o Conjuri. O congresso é realizado pela OAB em parceria com todas as faculdades de direito de Maringá e região, e tem como objetivo aproximar os acadêmicos de direito da entidade. Os alunos tem a oportunidade de conhecer grandes nomes do direito e se aprofundar nas diversas áreas que a profissão propõe.

    Eder também explicou que a OAB fornece diversos benefícios para os advogados, como previdência, convênios com plano de saúde, farmácia e postos de gasolina, por exemplo.

    A OAB também possui comissões que podem proporcionar maior conhecimento para os advogados que estão participando, disseminar conhecimento para outros advogados que queiram e corroborar com a sociedade quando ela precisar. Além das Comissões, dentro da OAB existem as Prerrogativas, que cuidam da integridade dos advogados, para que os profissionais não sejam vítimas do abuso de poder vindo de uma possível figura de autoridade.

    Mas como as comissões podem contribuir para a sociedade?

    O presidente exemplifica. Em janeiro de 2016, houve uma tempestade que deixou a cidade toda sem água. Por ser um fenômeno natural, ninguém sabia exatamente como tomar providências a quem responsabilizar.

    “Eu participei da comissão que concluiu pela responsabilização de um dos agentes públicos responsável pelo fornecimento de água, e essa comissão foi a fundo na documentação que existia na época, disponível na prefeitura e na internet, e nós constatamos que aquele cenário, muito longe de ser imprevisível, ele estava previsto, e demandava algumas obras que nunca foram realizadas para aquilo não acontecer. Por exemplo, asfaltar o acesso até o local”, diz Fabrilo.

    Para fechar o mês de agosto com uma celebração, a OAB realiza amanhã (26) o Baile do Rubi. Fabrilo afirma que será um momento de celebração para os advogados e para a sociedade. Diversas entidades estarão presentes, como Acim e sindicatos de Maringá, e neste ano o cantor Sidney Magal será a atração principal do evento, com um show divertido que agrada tanto os mais velhos quanto os mais novos.

    Assista a entrevista completa:

    Imagem: OAB Maringá

    Comentários estão fechados.