Primeira mulher a ocupar o cargo em 60 anos, encerra o mandato de presidente da OAB em 2021

  • Primeira mulher a ocupar o cargo em 60 anos em Maringá, a presidente da OAB Subseção Maringá Ana Cláudia Pirajá Bandeira encerra a gestão em dezembro de 2021. A advogada, mestre em direito civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), quebrou paradigmas ao ser eleita após seis décadas de predominância masculina na função.

    Pouco tempo depois de assumir o cargo, a pandemia da Covid 19 afetou o mundo todo e desafiou os líderes – cada um na sua área – a como seguir adiante de forma readaptada. “Foi um momento em que paramos e pensamos como nos readequar. Mas, conseguimos seguir, de forma diferente daquilo que planejamos”, relembra em entrevista concedida ao Maringá Post.

    Uma das características sempre marcantes da OAB é a realização de cursos, atualizações aos advogados. Isso, segundo a presidente foi mantido, mas de forma remota. “Sempre há um lado bom. Neste aspecto, por exemplo, conseguimos proporcionar aos advogados de Maringá cursos com pessoas renomadas que seria difícil trazer para a cidade para participar de um evento aqui”, completa.

    Outra medida adotada pela presidência foi a disponibilização de espaços para auxiliar advogados com ferramentas tecnológicas. “Criamos aqui na sede, espaços para que os advogados pudessem participar de audiências virtuais com internet e demais equipamentos de qualidade”, afirma a presidente.

    Futuro
    Apesar de avaliar de forma positiva o trabalho, a presidente não vai participar da reeleição. “É uma política nossa de não termos reeleição. Então, vamos seguir colaborando mas de uma outra forma”, antecipa Ana Cláudia. A campanha começa em outubro e a escolha da nova presidência acontece em novembro. O mandato do presidente da entidade tem duração de três anos e a escolha é feita por advogados que estejam em situação regular junto a OAB.

    Comentários estão fechados.