Coréia do Norte censura calças de apresentador de TV

A censura, aplicada sobre um programa de jardinagem inglês, esconde calças jeans, vistas pelo governo como “influência ocidental”

  • O canal de televisão estatal da Coréia do Norte é costuma retransmitir programas ocidentais, incluindo eventos esportivos entre outras coisas. No entanto, todos os programas têm de passar pelo filtro do governo Coreano. Recentemente, uma coisa inusitada foi censurada em um destes programas estrangeiros: As calças do apresentador.

    Isso mesmo, as calças.

    O programa, um episódio de um programa de jardinagem britânico chamado Gardening Secrets, estrelado por Alan Titchmarsh, uma celebridade na Inglaterra. Na versão coreana do episódio, no entanto, um filtro de “borrão” foi aplicado sobre as pernas do apresentador.

    A censura, supostamente, teria a ver com esforços do governo em restringir a penetração de moda e cultura ocidentais no país. Jeans azuis são considerados um símbolo da influência ocidental, e são proibidos no país desde os anos 90. Isso apesar do fato de que o país brevemente exportou calças jeans para a Suécia.

    Não se sabe exatamente como a televisão coreana conseguiu acesso ao programa, mas a prática de piratear conteúdo ocidental que passa pelo crivo do governo é comum no país.

     

    Comentários estão fechados.