Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Por Edson Calixto Junior
Ah, 2012… foi nesse ano que conheci Londres e Paris. Foram quase 30 dias em dois países incríveis e que despertaram neste escriba a vontade de viajar pelo mundo, conhecendo novas e diferentes culturas. Fui tratado como um “sir” na Grã Bretanha. Já em Paris, a coisa foi um pouco diferente. O fato de tentar me comunicar em inglês (sei bem pouco do francês) agravou esta situação. E foi então que eu me lembrei da rivalidade histórica entre britânicos e gauleses. Rivalidade essa que vai se repetir dentro dos gramados neste domingo.
Aliás, falando em Copa do Mundo de Clubes, dá pra afirmar que no final, deu a lógica. Chelsea x Paris Saint Germain vão decidir a primeira Copa desse nível na história. O duelo entre ingleses e franceses vai se repetir, agora, dentro das quatro linhas de um campo de futebol.
Os ingleses, favoritos contra o Flusão fizeram valer a tal da “Lei do Ex” (e em plena Copa do Mundo). Não chegou a ser um amasso. Mas a juventude dos “blues” prevaleceu diante de um tricolor esforçado, mas pouco resoluto no ataque. 2 a 0 foi justo. E o time das Laranjeiras, que poucos botavam fé, volta pra casa com R$ 313 milhões no bolso.
Os franceses do PSG não fizeram um duelo contra o Real Madrid. Foi um verdadeiro massacre. O time de Modric, Mbapeé e Vini Junior mal conseguiu chegar ao ataque. Por outro lado, os comandados do ótimo Luís Henrique dominaram as principais ações nos dois tempos de jogo. Naquela que foi considerada a “final antecipada”, melhor para o time parisiense. “Ale Le Bleu”, e que venha o Chelsea!
Detalhe importantíssimo: o PSG pode ser bicampeão mundial em apenas um ano, já que no final do ano a FIFA vai manter o mundial de clubes. Meu palpite: PSG segue favoritaço para as duas conquistas! Resumindo… assim como na Guerra dos 100 Anos que foi vencida pelos franceses (e durou 116 anos!), a batalha dos 90 minutos também terá uma vitória do país latino europeu.
De tudo o que rolou na terra do “Tio Sam”, sobraram pelo menos sete certezas:
- Teremos pelo menos dois brasileiros campeões.
- Os estadunidenses aprenderam a jogar futebol (ou soccer como eles diriam).
- O azul será a cor da moda em 2025.
- Os europeus continuarão com a hegemonia no planeta bola.
- Dembelé tem tudo pra ganhar a Bola de Ouro de melhor jogador de 2025.
- Esse torneio veio pra ficar. Que venha Brasil 2029.
- “A Marselhesa” continua mais bonita que “God Save The King”.
EDSON CALIXTO JUNIOR é escritor, teólogo e jornalista. Trabalhou na Rádio CBN, Diário do Rio Doce e Rede Novo Tempo de Comunicação. Foi assessor de imprensa na Assembleia Legislativa do Paraná (2003 – 2010). Bacharel em Administração de Empresas pela FGV, com MBA em Gestão, atualmente é servidor público federal.
SIGA-NOS em facebook.com/emdiacomonossotempo.
ACESSE nosso canal em youtube.com/@pontodeencontroentrevista.
Comentários estão fechados.