Que venha a guerra dos cem anos! Ou melhor, dos 90 minutos…

Com uma rivalidade de séculos, britânicos e franceses voltam a se enfrentar — e agora, o campo de futebol será o campo de batalha.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Por Edson Calixto Junior

    Ah, 2012… foi nesse ano que conheci Londres e Paris. Foram quase 30 dias em dois países incríveis e que despertaram neste escriba a vontade de viajar pelo mundo, conhecendo novas e diferentes culturas. Fui tratado como um “sir” na Grã Bretanha. Já em Paris, a coisa foi um pouco diferente. O fato de tentar me comunicar em inglês (sei bem pouco do francês) agravou esta situação. E foi então que eu me lembrei da rivalidade histórica entre britânicos e gauleses. Rivalidade essa que vai se repetir dentro dos gramados neste domingo.

    Aliás, falando em Copa do Mundo de Clubes, dá pra afirmar que no final, deu a lógica. Chelsea x Paris Saint Germain vão decidir a primeira Copa desse nível na história. O duelo entre ingleses e franceses vai se repetir, agora, dentro das quatro linhas de um campo de futebol.

    Os ingleses, favoritos contra o Flusão fizeram valer a tal da “Lei do Ex” (e em plena Copa do Mundo). Não chegou a ser um amasso. Mas a juventude dos “blues” prevaleceu diante de um tricolor esforçado, mas pouco resoluto no ataque. 2 a 0 foi justo. E o time das Laranjeiras, que poucos botavam fé, volta pra casa com R$ 313 milhões no bolso.

    Os franceses do PSG não fizeram um duelo contra o Real Madrid. Foi um verdadeiro massacre. O time de Modric, Mbapeé e Vini Junior mal conseguiu chegar ao ataque. Por outro lado, os comandados do ótimo Luís Henrique dominaram as principais ações nos dois tempos de jogo. Naquela que foi considerada a “final antecipada”, melhor para o time parisiense. “Ale Le Bleu”, e que venha o Chelsea!

    Detalhe importantíssimo: o PSG pode ser bicampeão mundial em apenas um ano, já que no final do ano a FIFA vai manter o mundial de clubes. Meu palpite: PSG segue favoritaço para as duas conquistas! Resumindo… assim como na Guerra dos 100 Anos que foi vencida pelos franceses (e durou 116 anos!), a batalha dos 90 minutos também terá uma vitória do país latino europeu.

    De tudo o que rolou na terra do “Tio Sam”, sobraram pelo menos sete certezas:

    1. Teremos pelo menos dois brasileiros campeões.
    2. Os estadunidenses aprenderam a jogar futebol (ou soccer como eles diriam).
    3. O azul será a cor da moda em 2025.
    4. Os europeus continuarão com a hegemonia no planeta bola.
    5. Dembelé tem tudo pra ganhar a Bola de Ouro de melhor jogador de 2025.
    6. Esse torneio veio pra ficar. Que venha Brasil 2029.
    7. “A Marselhesa” continua mais bonita que “God Save The King”.

    EDSON CALIXTO JUNIOR é escritor, teólogo e jornalista. Trabalhou na Rádio CBN, Diário do Rio Doce e Rede Novo Tempo de Comunicação. Foi assessor de imprensa na Assembleia Legislativa do Paraná (2003 – 2010). Bacharel em Administração de Empresas pela FGV, com MBA em Gestão, atualmente é servidor público federal.

    SIGA-NOS em facebook.com/emdiacomonossotempo.

    ACESSE nosso canal em youtube.com/@pontodeencontroentrevista.

    Comentários estão fechados.