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Olá! Sou Dani Mendes – Mentora de Comunicação Profissional e para Negócios, jornalista, escritora e palestrante. São mais de 25 anos de jornada no universo da comunicação, e meu propósito aqui é ajudar você a ousar mais na sua comunicação.
Então, OUSE COMUNICAR!
Confesso sinceramente: pensei muito em como fazer você gostar de mim. Afinal, esta é minha estreia na coluna sobre Comunicação Profissional e para Negócios. E, se você não gostar do que lê, talvez não volte. Mas a verdade é que essa preocupação não é só minha – ela é de todos nós.
No mundo profissional, se um cliente, parceiro ou chefe não simpatiza com você, as vendas não acontecem, os negócios não avançam, as oportunidades se perdem. Mas aí surge uma pergunta importante: precisamos agradar a todos?
Como já ouvimos muito, se nem Jesus Cristo agradou a todos, por que deveríamos nos preocupar com isso? A questão principal é: por que queremos que alguém goste de nós? Sempre que esse desejo surgir, pergunte-se: Qual o meu motivo real?
Se for apenas uma necessidade de aprovação, alimentação do ego ou de interesses próprios, cuidado! Você pode estar se enganando e perdendo tempo. Mas se o seu propósito for compartilhar algo valioso, contribuir e se conectar genuinamente, então temos um ótimo caminho.
Dale Carnegie, mestre na arte de conquistar pessoas, ensina que influenciar e convencer não tem a ver com manipular, mas sim com criar conexões genuínas. Servir ao outro é um dos princípios fundamentais para construir relacionamentos sólidos. Além disso, em seu livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, ele nos deixou várias regras de ouro para estabelecer conexões autênticas. Hoje, trago três que sigo fielmente.
- Demonstre interesse no outro
Não fale apenas de você, abra espaço para o outro. Seja interessado, faça perguntas, escute com atenção. As pessoas gostam de quem as faz se sentir importantes.
“Você pode fazer mais amigos em dois meses interessando-se sinceramente pelas outras pessoas do que em dois anos tentando fazer com que elas se interessem por você.” – Dale Carnegie
- Escute ativamente e respeite a opinião alheia
Nem sempre você precisa concordar, mas ouvir e considerar a visão do outro é um grande diferencial. Isso gera respeito e abre portas para diálogos produtivos.
- Tenha uma comunicação positiva e elogie
Palavras têm poder. Reconheça o valor das pessoas, elogie com sinceridade e use a comunicação como ponte para criar boas relações. Use sua comunicação para construir, inspirar e criar boas redes. Ninguém gosta de estar perto de quem só reclama ou espalha negatividade.
E assim me despeço. Quero muito te conhecer, ouvir e saber o que você gostaria de aprender sobre comunicação! Se este conteúdo fez sentindo e, claro, se você gostou de mim, me envie uma mensagem. Ficarei muito feliz em saber sua opinião e seguirmos conectados.
Preparado para colocar sua voz no mundo e brilhar nos palcos da vida e dos negócios? Então, Ouse Comunicar!
Com carinho, Dani Mendes
Mentora de Comunicação Profissional e para Negócios
Jornalista, Escritora e Palestrante
Instagram e Linkedin: @danimendesmentora
Youtube: @ousecomunicardanimendes
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