Arquitetura e moda, a simbiose das grifes de luxo

Conheça a relação entre moda e arquitetura de luxo. Descubra como grandes marcas da moda criam lojas conceito icônicas com design impactante.

  • Tempo estimado de leitura: 9 minutos

    Por Arquiteta Adriana Lima

    Você pode estar se perguntando: o que a moda tem em comum com a arquitetura de luxo? Embora sejam mercados distintos, a moda e a arquitetura fazem parte do conjunto de manifestações e expressões estéticas que chamamos de arte, compartilhando a busca pela excelência em seu nível mais elevado.

    Além da arte e da perfeição como ponto de partida, os projetos luxuosos de arquitetura e design de interiores podem se inspirar na estética da alta costura e na filosofia das grandes grifes.

    Ainda falando sobre arquitetura de luxo, neste artigovamos trazer as grandes marcas da moda de luxo ao redor do mundo, em suas lojas conceito (flagship store) mais icônicas; apresentandocada showroom com seu design impactante refletindo a essência de suas marcas.

    Vamos explorar como Dior, Louis Vuitton e Chanel, grandes grifes da alta costura, se tornaram fonte de inspiração para arquitetos e designers projetarem suas obras, combinando moda e arquitetura para romper os limites do senso comum.

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    Foto 02 e 03 (fonte: www.interiordesignblogs.eu, foto divulgação): O interior da loja da Dior em Seul é assinado pelo arquiteto Peter Marino, utilizando cores sóbrias para destacar o dourado com acabamentos luxuosos e evidenciar o design das peças em exposição.

    A fachada icônica daflagship store da Dior em Seul, do arquiteto francês Christian de Portzamparc, foi inspirada nos movimentos e texturas dos tecidos da marca, nas criações da Dior.

    Este é um exemplo da perfeita simbiose entre arquitetura e moda, traduzindo para o edifício a reprodução da imagem de inovação e sofisticação da grife. O prédio compreende seis andares, todos conectados por uma teatral escada em caracol de vidro e aço.

    O design de interiores foi projetado para criar ambientes opulentos e acolhedores, com móveis personalizados e iluminação suave. O conceituado arquiteto americano Peter Marino, de Nova York, idealizou o interior da loja Dior combinando elementos curvos da fachada com um toque contemporâneo de linhas retas com vidros, espelhos e metais.

    Detalhes sofisticados com painéis de couro, lacas e tecidos luxuosos criam ambientes elegantes e modernos. Como parte da experiência de compra, a loja oferece um café em seu terraço conduzido pelo renomado confeiteiro francês Pierre Hermé.

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    Foto 04 (fonte: www.dezeen.com, foto divulgação.): A fachada da loja da Louis Vuitton em Osaka, idealizada pelos arquitetos Jun Aoki & Associates e Peter Marino, embora inspirada nas velas de antigos navios japoneses, com textura que também pode fazer menção aos tecidos luxuosos da marca.

    A loja conceito da Louis Vuitton em Osaka no Japão, exemplifica o que seria para a moda uma peça de vanguarda com inspiração artística, o design high tech associado ao uso de materiais luxuosos dão o tom das lojas da grife, que também faz referência ao Instituto Louis Vuitton em Paris, do arquiteto Frank Gehry.

    O interior combina a madeira clara de alta qualidade e acabamentos metálicos para criar um ambiente que é ao mesmo tempo acolhedor e contemporâneo, refletindo a sofisticação da marca.

    A arquitetura das lojas de alta costura não é apenas um espaço para exibir roupas luxuosas, mas uma extensão da sua própria filosofia, dos seus valores. Assim como um estilista cria uma peça de vestuário com precisão e criatividade, um arquiteto projeta uma loja de luxo para oferecer uma experiência que é tão sofisticada e única quanto as coleções que ela abriga.

    Da mesma forma que uma coleção de moda pode comunicar uma temporada ou um tema específico, o projeto de uma loja deve comunicar a missão e a estética da marca.

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    Foto 05 e 06 (fonte: www.archdaily.com, foto divulgação.): A fachada high tech da flagship store da Louis Vuitton em Osaka e o seu interior contemporâneo abriga também, além do showroom, um café e um restaurante projetados com a mesma identidade da marca.

    Como na moda, cada coleção é criada para provocar uma resposta emocional e sensorial. Da mesma forma, para melhorar e incentivar a experiência de compra, a arquitetura de uma loja deve proporcionar percepções que envolvam todos os sentidos do cliente.

    Assim, o projeto da loja Louis Vuitton usou estratégias de neuro marketing para criar seu layout, iluminação, música e até mesmo o perfume dos ambientes, para gerar uma atmosfera que complementa e realça a experiência de compra, destacando a identidade e a exclusividade de sua grife.

    Esta noção de marketing sensorial é estudada e comprovada pela neuroarquitetura, como já abordamos em um artigo anterior.

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    Foto 07 (fonte: br.fashionnetwork.com, foto divulgação.): Localizada no endereço mais luxuoso de Paris, a fachada da flagship Chanel se destaca com o estilo barroco europeu condizente com a marca. Foto 08 (fonte: www.vogue.fr, foto: Olivier Saillant): A escada é o centro da loja, o interior decorado com tapetes metálicos, cortinas bordadas por Lesage e lindos candelabros de cristal e ouro Goossens.

    Ao nos depararmos com a fachada em estilo barroco europeu em preto e branco, logo reconhecemos a identidade e a tradição da marca Chanel.

    Idealizada também pelo arquiteto Peter Marino, o prédio possui três edifícios integrados, sendo um deles um antigo convento do século XVII, projetado em torno de uma escadaria monumental, original Art Déco.

    Com sua fachada elegante, interiores sofisticados e o uso de elementos como o famoso espelho onde Coco Chanel assistia aos desfiles, a loja traz a essência da grife: luxo, tradição e estilo atemporal.

    Da mesma forma como tecidos finos e detalhes meticulosos são fundamentais na moda, a escolha de materiais e acabamentos na arquitetura para o showroom de alta costura é crucial. O uso de materiais nobres e acabamentos de alta qualidade não apenas embeleza o espaço, mas também transmitem a mesma sensação de exclusividade e atenção aos detalhes que caracteriza a moda de luxo.

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    Foto 09 (fonte: besisluxe.com, foto divulgação.): O interior da maison mantém a identidade da marca com a predominância do preto e branco, espelhos com referência à estilista Coco Chanel. Apesar do design tradicional, a marca traz inovação ao implantar provadores de realidade aumentada, idealizados pela Farfetch, permitem montar composições com roupas e acessórios da loja.

    Tanto no design de moda quanto na arquitetura, a criação de experiências originais e memoráveis é essencial. Cada uma dessas grifes usa a arquitetura e o design de suas lojas para refletir a identidade de suas marcas, proporcionando aos seus clientes vivências admiráveis por meio dos sentidos no momento da compra.

    Desde a elegância clássica da Chanel, o design high tech e sofisticado da Dior, até a combinação de tradição e modernidade da Louis Vuitton:  todos esses espaços são projetados não apenas para destacar as coleções de moda de cada grife, mas para proporcionar percepções de luxo exclusivas.

    Estas experiências vão além do produto em si, comunicando inovação e inspiração, ditam tendências de moda e até mesmo de comportamento.

    Para ler as colunas mais antigas da arquiteta Adriana Lima, clique neste link.

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    Arquiteta Adriana Lima

    Pesquisadora em neuroarquitetura e psicoarquitetura

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    Sites citados:
    https://www.metalocus.es/es/noticias/nueva-tienda-de-la-casa-dior-por-christian-de-portzamparc
    https://www.camillabellini.com/en/3213-2/
    https://interiordesign.net/projects/peter-marino-designs-seoul-mega-store-for-dior/
    https://www.interiordesignblogs.eu/luxury-brand-dior-open-a-flagship-store-by-peter-marino-in-south-korea/
    https://www.archdaily.com.br/br/938423/louis-vuitton-maison-osaka-midosuji-jun-aoki-and-associates
    https://siterg.uol.com.br/moda/2021/03/25/louis-vuitton-reabre-loja-em-toquio-com-nova-fachada-exclusiva/
    https://www.dezeen.com/2020/02/21/louis-vuittons-flagship-osaka-store-covered-in-curving-glass-sails/
    https://hypebeast.com/2020/1/louis-vuitton-maison-osaka-midosuji-restaurants-look-inside
    https://br.fashionnetwork.com/news/Chanel-inaugura-sua-nova-flagship-em-paris,1038413.html
    https://www.vogue.fr/fashion/fashion-news/story/chanel-rue-cambon-flagship-store-paris-10-key-figures/4632
    https://besisluxe.com/por-dentro-da-boutique-de-5-andares-da-chanel-em-paris/
    https://br.fashionnetwork.com/news/Chanel-desenvolve-realidade-aumentada-em-lojas-com-farfetch,1181782.html

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