Ovos: comer muitos faz mal? Aumenta o colesterol? Veja novo estudo

Muitas pessoas pensam que o consumo de ovos está diretamente ligado ao aumento do colesterol, mas um novo estudo desafia essa crença popular.

  • Se existe um alimento que é polêmico este é o ovo. Ele já foi associado ao aumento do colesterol e um risco para a saúde de pacientes com problemas cardíacos.

    Você sempre escuta os nutricionistas falando dos benefícios do ovo, certo? Mas ainda muitos pacientes chegam até a consulta com a dúvida: ovo aumenta o colesterol? É um risco para pacientes com colesterol alto?

    Um novo estudo apresentado na Sessão Científica Anual do American College of Cardiology revelou descobertas surpreendentes.

    Durante 4 meses, pesquisadores do Instituto Duke de Pesquisa Clínica em Durham, Carolina do Norte (EUA), realizaram um estudo com 140 participantes com 50 anos ou mais, que haviam experimentado um evento cardíaco no ano anterior ou tinham fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. O objetivo era avaliar os efeitos da ingestão de 12 ou mais ovos fortificados por semana em comparação com uma dieta com menos de dois ovos semanais, sobre os níveis de colesterol HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim).

    Os resultados revelaram que não houve um aumento significativo no colesterol das pessoas que consumiram 12 ou mais ovos por semana. Esta descoberta desafia a crença popular de que o consumo de ovos está diretamente ligado ao aumento do colesterol.

    Os ovos são considerados alimentos completos, contendo proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. No entanto, a presença de gordura saturada no alimento gera conflitos sobre os limites diários e seguros de consumo.

    Neste aspecto, o estudo destaca que o problema pode estar nos acompanhamentos dos ovos, como bacon, presunto e outros alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras.

    É importante ressaltar que a quantidade ideal de ovos pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de sua rotina alimentar e de exercícios físicos. Recomenda-se buscar orientação de um nutricionista para um diagnóstico mais preciso.

    Já fez seu check-up cardiológico? Para investigar os níveis de colesterol e a saúde do seu coração, entre em contato e agende sua consulta.

    Dúvidas? Agende uma consulta:
    (44) 9 8840-8228 – Whatsapp e plantão 24h
    www.marcelopuzzi.com.br

    Dr. Marcelo Puzzi – @drmarcelopuzzi
    Médico cardiologista e hemodinamicista, especializado em procedimentos minimamente invasivos.

    Foto: Freepik 

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.