Dormir pouco faz mal para o coração? Conheça os riscos à saúde cardiovascular

Algumas doenças como hipertensão, diabetes, arritmia cardíaca, infarto e AVC podem ocorrer em virtude da privação de sono.

  • Se você costuma dormir menos de 6 horas por noite, é bom ficar alerta porque pode estar acontecendo reações internamente no seu organismo que você nem imagina: e pode colher as consequências no futuro.

    Já foi comprovado, cientificamente, que hipertensão, diabetes, arritmia cardíaca, infarto e AVC, são algumas das doenças que podem ocorrer em virtude da privação de sono. O recomendado, para pessoas adultas, é uma noite de sono de 6 a 8 horas.

    Estudos mostram que as consequências para o coração ocorrem em quem dorme menos de 6 horas por noite ou tem um sono muito fragmentado.

    A Hipertensão, uma das doenças que podem ser desenvolvidas por noites mal dormidas, é um dos principais fatores de risco para o infarto, pois além de causar estresse contínuo, os vasos sanguíneos nunca conseguem relaxar por tempo suficiente, fazendo com que eles fiquem cada vez mais rígidos e a pressão dentro deles aumente.

    Além disso, é durante as fases profundas do sono que os hormônios que controlam a circulação são produzidos. A falta de sono faz com que o nível dessas substâncias caia e o fluxo de sangue seja afetado. Quando isso acontece, o corpo entende que o cérebro e o coração não devem descansar, mantendo a pressão arterial e a frequência cardíaca elevadas.

    Se a pressão permanecer alta por muito tempo, a pessoa corre o risco de sofrer grandes danos nas veias e artérias, podendo resultar em um infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e/ou insuficiência cardíaca ou renal.

    Fique atento: a falta de sono ou a má qualidade do sono colabora para o envelhecimento precoce das artérias do corpo, e isso acontece mesmo com pessoas que nunca tiveram problemas no coração.

    Dicas para um bom sono e prevenção:

    Boas noites de sono tem a ver com uma boa respiração. Antes de tudo, procure observar se você pode estar sofrendo coma alguma comorbidade como apneia do sono.

    Além disso, entre as principais recomendações dos médicos para prevenir as doenças cardiovasculares estão:

    • Ficar longe do cigarro;
    • Moderar o consumo de álcool;
    • Praticar atividade física regularmente;
    • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
    • Aumentar a ingestão de vegetais, folhas e legumes;
    • Consultar um cardiologista ou clínico geral para exames de rotina.

    Especialistas também alertam para a importância da higiene do sono. Hábitos como evitar café antes de dormir, controlar a luz do quarto, deitar-se e levantar-se no mesmo horário e desligar o celular uma hora antes de se deitar fazem parte de uma rotina saudável.

    Se você não consegue dormir bem e isso tem prejudicado sua saúde física e mental, busque ajuda especializada o quanto antes.

    Dúvidas? Agende uma consulta:
    (44) 9 8840-8228 – Whatsapp e plantão 24h
    www.marcelopuzzi.com.br

    Dr. Marcelo Puzzi – @drmarcelopuzzi
    Médico cardiologista e hemodinamicista, especializado em procedimentos minimamente invasivos.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @stefamerpik

    Marcelo Puzzi

    Siga Marcelo Aguilar Puzzi no Instagram:
    @drmarcelopuzzi

    Comentários estão fechados.