A lógica da abundância precisa substituir a da escassez: Como se tornar um líder com propósito

A mentalidade de abundância acredita na disponibilidade de recursos, oportunidades e sucesso ilimitados, o que promove a proatividade.

  • Você já ouviu falar sobre as crenças limitantes? A princípio, você pode se afastar por não acreditar, mas o mindset é o que comanda praticamente todas as nossas ações diárias.

    Por isso, peço que você abra seu coração e sua mente para a leitura deste artigo.

    As crenças são como uma força motriz, pode impulsionar uma empresa para o sucesso ou aprisioná-la em um ciclo de estagnação. As chamadas “crenças limitantes” são como sombras que obscurecem o potencial infinito de uma organização e, o pior, das pessoas!

    Vamos entender como funciona a lógica da escassez para depois compreender como o mindset de abundância pode trazer resultados concretos para a sua vida e empresa.

    A mentalidade de escassez é caracterizada pela crença em recursos e oportunidades limitadas, levando à competição e ao pensamento negativo. Por outro lado, a mentalidade de abundância acredita na disponibilidade de recursos, oportunidades e sucesso ilimitados, promovendo a proatividade e visão de possibilidades infinitas.

    Quando a liderança é baseada na escassez, os resultados podem ser catastróficos: ansiedade sobre a aquisição de clientes, falta de recursos financeiros e resistência a investimentos necessários. Isso pode se refletir em práticas como economizar em melhorias e microgerenciar, prejudicando a eficiência e motivação da equipe.

    Uma mentalidade de escassez também pode levar a estratégias inadequadas de precificação e competição desleal, em vez de focar no valor proporcionado ao cliente, criando um ambiente adversário que limita o crescimento da empresa.

    Para mudar de uma mentalidade de escassez para uma mentalidade de abundância, é essencial começar com pequenos passos e reconhecer quando se está com pensamentos limitantes.

    Enquanto isso, as empresas (líderes e pessoas) que cultivam crenças de abundância, confiança e adaptabilidade, abrem portas para um crescimento exponencial. Elas compreendem que no universo quântico, a realidade é moldada pelas percepções e intenções. Ao acreditar no próprio potencial ilimitado e na capacidade de superar desafios, essas empresas desafiam as leis convencionais do mercado.

    Dar e receber

    A Lei do Dar e Receber, dentro da perspectiva da visão sistêmica, é um princípio que enfoca as interações e trocas entre os elementos de um sistema.

    Em qualquer sistema, seja ele uma organização, uma comunidade ou até mesmo um ecossistema, deve haver um equilíbrio dinâmico entre dar e receber para que o sistema funcione de maneira saudável e sustentável.

    Em uma organização, essa lei implica que os membros da equipe, departamentos e stakeholders devem contribuir de maneira produtiva e estar abertos para receber os benefícios que surgem desse processo colaborativo.

    Por exemplo, os colaboradores podem contribuir com seu trabalho e competência, e em troca, recebem salários, reconhecimento e oportunidades de crescimento. Ou seja, apresentam resultados para si e para a empresa e são recompensados.

    A relação entre a lógica da abundância, dar e receber e se tornar um líder com propósito é clara: a liderança deve promover uma cultura onde cada membro da equipe se sinta incentivado a contribuir com suas habilidades e talentos para alcançar o propósito comum.

    Um líder com um propósito claro e inspirador não apenas guia sua equipe de forma mais eficaz, mas também cria um ambiente de trabalho mais engajado e motivador que pratica a lei do dar e receber e incentiva a mentalidade de abundância em toda a sua organização.

    Gostaria de deixar um último recado para você, empreendedor/ empresário, líder ou gestor: Seja a mudança que você deseja para a vida!!! Eu tenho me dedicado a melhorar enquanto ser humano para ser essa mudança e você?

    A mudança é dolorosa, mas ao aprender que o caminho é mais importante que a linha de chegada. Honre e viva a Vida da maneira mais intensa, saudável e feliz que você souber viver! E não aceite nada pela metade, fragmentado ou um lugar que não te caiba. Essa jornada passa muito rápido para gastarmos nosso tempo sendo medíocres ou aceitando e se contentando com pouco.

    Desenvolva uma equipe de alta performance

    Essa pode ser uma verdade dolorosa, mas um líder que não é líder custa muito caro para a sua empresa! Quando você treina e desenvolve os seus líderes, você ganha times mais engajados, produtividade alta, entregas com maior performance e alinhamento entre colaboradores e o propósito da empresa.

    Por isso, conte com um Programa de Desenvolvimento de Líderes completo para impulsionar a liderança e equipes da sua empresa. Através do nosso programa, a sua equipe terá acesso a um treinamento estruturado, focado em desenvolver as principais habilidades e competências da liderança.

    Conte com a Trianon RH e Negócios e nossa equipe de especialistas, entre em contato e saiba como esse Programa vai trazer diversos benefícios para a sua organização.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @natanaelginting

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.