Agenda cultural de 30/06 a 06/07/23

Teatro, música, festas e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 30 de junho e 06 de julho.

  • Seleção de elenco

    O Teatro do Alvorecer, grupo comandado por Douglas Kodi, está em busca de atrizes e atores residentes em Maringá para participarem da montagem do novo espetáculo da companhia, que será criado nos próximos meses.

    A seleção/pesquisa de elenco está aberta até o dia 01º/07. Após preencher um formulário on-line, a companhia entrará em contato com os candidatos selecionados para agendar uma audição. Esse é o link para participar: https://forms.gle/9k4HXtEdXLsBeNXm8

    Convite ao Teatro

    O Convite ao Teatro desta sexta-feira, 30 de junho, apresenta o espetáculo “Te dou um cascudo”, da Cia D’Las Artes, de Campo Mourão. É às 20h no Teatro Barracão com entrada gratuita e classificação livre.

    O espetáculo é uma homenagem ao maior folclorista do Brasil, Luís da Câmara Cascudo. A narrativa é permeada por músicas folclóricas e cantigas populares, adaptadas especialmente para compor o espetáculo, que traz para a cena contos do folclore brasileiro de obras literárias de Câmara Cascudo: “A Menina dos brincos de ouro”; “As três velhas” e “Felicidade e sorte”.

    Festa Portuguesa

    A 55ª Festa Portuguesa segue acontecendo no Centro Português de Maringá até o dia 15 de julho, oferecendo noites de sexta e sábado com sabores autênticos, música animada e danças folclóricas, dando destaque para a tradição e a cultura daquele país. O Centro Português fica na Rua Luiz de Camões, 135.

    O evento começa às 19h30 e segue até meia noite com entrada gratuita. Há pratos típicos da culinária portuguesa, como bacalhau ao forno, sardinhas assadas, arroz à Braga e muitos doces que podem ser comprados no local. Veja a programação musical dos próximos dias:

    • Dias 30/06 e 01º/07 — Ronaldo Gravino
    • Dias 07 e 08/07 — Roberto & Elis
    • Dias 14 e 15/07 — Tocata do Grupo Folclórico os Lusíadas

    Convite ao Cinema

    O Convite ao Cinema traz neste sábado, 01º/07, terá a exibição de filme surpresa, selecionado pelo curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo. Será às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701). A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos.

    Show

    A banda Little B. and the Mojo Brothers realiza neste domingo, dia 2 de julho, o show “Sunshine comes today”, que marca o lançamento do primeiro álbum de estúdio do grupo, intitulado “Canela Baby”.

    O álbum foi produzido via Prêmio Aniceto Matti e traz uma mistura das sonoridades do rock, da psicodelia e dos ritmos tropicalistas brasileiros. O show será no Teatro Barracão, com início às 20h, entrada franca e classificação livre.

    UEM

    Foto: Milena Plahtyn

    O projeto de extensão PEPT – Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro está com as inscrições abertas para os cursos de iniciação e montagem teatral entre os meses de julho e setembro de 2023.

    As aulas serão ministradas por estudantes da graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro, sob a orientação de docentes do curso. Serão realizadas no campus sede da UEM – Bloco O-08. Para essa edição, estão abertas as seguintes turmas:

    Montagem Teatral – Pré-Adolescentes (10 a 12 anos)

    Horário: quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30

    Período de realização das aulas: de 19/07/2023 a 08/09/2023

    Montagem Teatral – Adolescentes (13 a 17 anos)

    Horário: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

    Período de realização das aulas: de 18/07/2023 a 12/09/2023

    Montagem Teatral – Adultos (acima de 18 anos)

    Horário: quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30

    Período de realização das aulas: de 19/07/2023 a 08/09/2023

    Iniciação Teatral – Adultos (acima de 18 anos)

    Horário: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

    Período de realização das aulas: de 18/07/2023 a 12/09/2023

    As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho, de forma presencial na Secretaria do DMC (Bloco 8 – UEM), no período da manhã entre 8h e 11h e no período da tarde, das 14h às 17h ou de forma on-line acessando o formulário de inscrição correspondente ao curso pretendido. Será cobrada uma taxa única de R$15 referente à matrícula. Não há cobrança de mensalidade. Mais informações no https://www.instagram.com/pept_uem/

    UEM II

    O Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual, projeto de pesquisa vinculado ao curso de Artes Cênicas da UEM, abriu inscrições para o Laboratório de Criação e Montagem Cênica com o experiente diretor gaúcho Roberto de Oliveira. O curso acontece de 24/07 a 29/11/2023, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, no Bloco A-34 – sala 07.

    As inscrições vão de 3 a 17/07 e podem ser feitas on-line por meio do link. A taxa de inscrição é R$ 20. São apenas 16 vagas.

    O laboratório se destina à pesquisa cênica, a partir de treinamentos e metodologias da cena desenvolvidas pelo diretor, em seus 50 anos de carreira. É voltado à comunidade em geral, acima de 17 anos, que tenham interesse em aprender e compartilhar de ensinamentos através da criação, produção e apresentações de uma montagem teatral.

    YouTube

    Foto: Renato Domingos

    O filme “O nome das coisas” já está disponível gratuitamente no YouTube, inclusive nas versões com Libras e audiodescrição.

    Sinopse: As irmãs Lua e Mariela Lamberti são atrizes. A diferença de idade delas é de 10 anos. Nesse teatro de conflitos e reencontros, o público é convidado a imergir nas histórias delas e entender a trajetória de Lua até alcançar o cargo de docente da Universidade Estadual de Maringá.

    Baseada na peça homônima de Lígia Souza, “O Nome das Coisas” mergulha nas lembranças de infância das atrizes e mostra a construção do relacionamento entre elas. Junto à peça, depoimentos que enfatizam a trajetória delas no teatro e na vida.

    Mais informações sobre a obra estão no site https://onomedascoisas.com.br/

    Acesse aqui a versão completa: https://www.youtube.com/watch?v=fqhRSY-xcAE

    Audiolivro

    O livro infantojuvenil “Ingá, a menina-canção”, de Nathan Milléo Gualda com ilustrações de Izabela Bombo, já está disponível na internet, tanto como e-book quanto na versão audiolivro. É só acessar o site https://sol-te.art.br/

    Ingá é uma menina que se sente como uma rocha na planície, pois ao invés de falar, ela canta. Certo dia, ela se torna amiga de um quati, um mimoso animal que lhe dará coragem para descobrir a sua própria voz e encontrar dentro de si o seu verdadeiro poder.

    “INGÁ, a menina-canção” é uma fábula para crianças de todas as idades, uma lenda contemporânea que presta uma homenagem para a cidade de Maringá e que incentiva todos no exercício do encorajamento e da imaginação. Projeto produzido via Prêmio Aniceto Matti.

    Sertanejo

    Estão abertas até o dia 2 de julho as inscrições para a quarta edição do Festival de Música Sertaneja de Raiz, um evento promovido pelo Sesc PR que visa resgatar elementos da música sertaneja de raiz, fortalecer a cena musical brasileira e disseminar um estilo musical genuinamente brasileiro.

    Serão aceitas composições instrumentais ou canções sertanejas de raiz, música caipira, moda de viola, toada, cateretê, querumana, valseado ou outra manifestação artística da cultura e da tradição musical brasileira, em apresentações solo, duo ou em trio.

    Cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição e propor até quatro músicas que não tenham sido apresentadas em edições anteriores do festival. Uma comissão escolherá até 24 músicas para serem apresentadas durante o festival, nos dias 22 e 23 de setembro, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba.

    A divulgação com a listagem dos selecionados será feita a partir do dia 14 de julho.

    O edital está disponível no site. Lá é possível saber sobre os valores dos cachês, que variam de acordo com a distância de Curitiba à cidade de origem do selecionado.

    Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3259-1372.

    Foto Rachel CoelhoSiga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

    Comentários estão fechados.