Agenda cultural de 23 a 29/06/23

Teatro, Arraiás, literatura e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 23 e 29 de junho.

  • Crime e Castigo

    Nesta sexta-feira, dia 23, às 14h30 no Teatro Barracão, será realizada a apresentação de fragmentos da obra “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiéviski.

    O monólogo com Rogério Marco Fonseca será acompanhado de debate com Claudeir Fidélis. A entrada é franca e a classificação é 14 anos.

    Na apresentação, o monólogo é centralizado em Raskolnikov, ex-estudante de Direito, comete crimes com a intenção de fazer algo importante à sociedade, tornar-se um homem extraordinário. No entanto, a personagem despedaça sua vida como o cair de um vaso.

    A iniciativa tem apoio da Secretaria de Cultura, Casa de Custódia de Maringá – DEPEN e CEEBJA – Tomires Moreira de Carvalho.

    Já foram realizadas duas apresentações na Casa de Custódia. Inaugurada em 2008, esta foi a primeira vez em que professores, pedagogas, diretores, policiais penais, chefe de segurança e outros setores se uniram a 26 detentos para assistirem a um monólogo no Pátio de Visita.

    Este trabalho é resultado do Programa de Remição pela Leitura e quem assina a direção do trabalho são Adauto da Silva e Marco Antônio Garbellini, a partir de texto adaptado por Gislaine Rodrigues e Vânia Rossi.

    Seo Zico

    O tradicional Arraiá do Seu Zico Borghi acontece nesta sexta-feira, 23 de junho, a partir das 18h30 ao lado da Capela Bom Jesus, na estrada Pinguim.

    Realizada desde 1982 pelo pioneiro, a festa é registrada como Patrimônio Histórico Imaterial do município e tornou-se responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, que oferece tudo gratuitamente: baile com o sanfoneiro pioneiro Tercílio Men e sua banda, comidas e bebidas típicas. Mas atenção: a festa é disputada e costuma estar lotadíssima. Chegue cedo!

    Maringá Junino

    Até domingo está rolando no Pavilhão Azul do Parque Internacional de Exposições o I Rural Maringá Junino, que já está sendo divulgado como “o maior São João do Sul do país”.

    O acesso é gratuito, com entrada de pedestres pelo portão principal do Parque, localizado na Avenida Colombo. As pessoas só pagam pelo que consumirem nas barracas e caso optem por estacionar nos estacionamentos do parque será cobrada uma taxa de R$ 20.

    A programação é intensa. Além da dança e do ritmo nordestino, o evento tem culinária típica dos festejos juninos e cardápio variado, Poço do Desejo, correio elegante, entre outras atrações. Haverá também um espaço para receber doações de roupas e agasalhos, que depois serão repassados para entidades filantrópicas.

    Sexta-feira (23/06)

    14h30 – Recepção dos convidados com Maria Gaiteira

    15h – Apresentação Quadrilha Mistura Gostosa (Campina Grande-PB)

    15h30 – Baile caipira da melhor idade com Trio Pau Brasil

    18h30 – Recepção dos convidados com Maria Gaiteira

    19h – Apresentação de quadrilha das escolas do grupo Mater Dei

    21h15 – Apresentação Quadrilha Mistura Gostosa (Campina Grande-PB)

    21h30 – Concurso de forró

    21h45 – Concurso de quadrilhas juninas

    22h30 – Show do Trio Magujé

    Sábado (24/06)

    15h – Recepção dos convidados

    15h30 – Show Cíntia do Forró

    16h45 – Apresentação Quadrilha Mistura Gostosa (Campina Grande-PB)

    17h30 – Show com J. Peres e Rique Galiani

    19h40 – Cerimônia de puxada do mastro de São João e acendimento da fogueira

    21h – Concurso de forró

    21h30 – Apresentação Quadrilha Mistura Gostosa (Campina Grande-PB)

    Concurso de quadrilhas juninas

    Show de Tales e Conrado

    Domingo (25/06)

    11h – Missa sertaneja com Padre Nailson Bacon

    12h – Almoço nordestino com show de Tercílio Men & Banda

    13h30 – Bingo

    14h30 – Recepção dos convidados com Fernando Sanfoneiro

    15h – Apresentação de quadrilhas das escolas do grupo Mater Dei

    20h – Show Banda Corda Crua

    21h – Final concurso de forró

    21h30 – Final concurso de quadrilhas juninas

    22h30 – Encerramento do evento

    Os regulamentos dos concursos de quadrilha e de forró podem ser conferidos no site: https://ruralmaringajunino.com.br/

    Convite ao Cinema

    O Convite ao Cinema traz neste sábado, 24/6, a exibição do filme “Luzzu” (Malta/2021). Será às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na Av. XV de Novembro, 701). A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos. O curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, passou mais informações sobre o filme:

    “Para contornar os ares gelados do inverno, uma viagem até a ensolarada Ilha de Malta, com suas paisagens magníficas e suas cores deslumbrantes, além da beleza de seus habitantes – principalmente do protagonista, o não profissional Jesmark Scicluna: num trabalho absolutamente lindo, interpretando basicamente a si mesmo, e legitimado de forma muito justa com o Prêmio Especial do Júri de Drama do Cinema Mundial por sua atuação no Sundance Festival/2021.

    Rituais, tradições, orgulho, honra e sacrifício estão em jogo neste belo e comovente LUZZU, primeiro filme de Alex Camilleri (maltês-americano), na história de Jesmark, um pescador em crise pois que um representante de uma prática, a pesca maltesa, que parece estar com os dias contados (mudanças climáticas, restrições e ganhos pífios estão no centro dessa crise). A não ser que ele aceite trabalhar de forma ilegal, colocando em risco muitas coisas, inclusive a esposa e o filho pequeno.

    Mais para o Visconti de LA TERRA TREMA (1948), do que para um Rossellini, os pendores neorrealistas do filme são evidentes. Aliados ao excelente designer de som, à fotografia deslumbrante de Léo Lefèvre, à condução muitíssimo delicada de Camilleri e aos atores não profissionais, que adicionam uma autenticidade comovente ao drama. Um trabalho profundamente sutil, de quem “pesquisou” a essência do seu tema, e cuja crueza só não é maior que suas arrebatadoras paisagens (mas não as turísticas, as verdadeiras).  As paisagens da ilha e as paisagens/personagens que são coração e alma do lugar e do filme”.

    Literatura

    Foto: Gabriel Brunini

    O segundo lançamento do livro “Caos de concreto”, da escritora Ana Favorin, acontece neste sábado, dia 24, na Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto, também conhecida como Biblioteca Centro, localizada na Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 6090, Novo Centro. Publicado por meio do Prêmio Aniceto Matti, o livro será distribuído gratuitamente, com direito a autógrafo.

    “Caos de Concreto” reúne contos, crônicas e poemas que exploram personagens que habitam as cidades e podem ser facilmente reconhecidos pelos leitores, como alguém que te aborda no semáforo ou uma senhora que caminha pelo mercado.

    Dividido em cinco seções, entremeadas por colagens da autora, o livro fala sobre a cidade e suas figuras sob diferentes perspectivas, tanto em relação ao gênero literário, que vai do poema curto às crônicas e aos contos, quanto em relação aos diferentes personagens e cenários que habitam os textos.

    Acompanhe todas as informações no instagram @slampevermelho

    Exposição   

    Foto: Renato Domingos

    Última semana para conferir a exposição “Paraíso – A Vida Além das Maçãs”, de Kleverson Mariano, em cartaz até o dia 30/6 na sala de exposições do Teatro Calil Haddad, como parte da programação do projeto Convite às Artes Visuais.

    São 12 cartuns publicados no livro “A Vida Além das Maçãs” que mostram em forma gráfica, por meio de situações leves, bem-humoradas e com teor de romance, o cotidiano de Adão, Eva e Deus no Paraíso. A expografia é de Marcelo Goto e o texto de Gilberto Valadares.

    A visitação é de segunda a domingo, das 8h às 11h e das 12h às 17h30, com entrada gratuita e classificação livre.

    UEM

    Foto: Heitor Marcon

    Nos dias 24 e 25 de junho, o espetáculo teatral “Conselho de Classe”, dramaturgia de autoria do carioca Jô Bilac, realiza duas apresentações gratuitas no Teatro Universitário de Maringá (Avenida Colombo, 5790, bloco O08).

    As apresentações acontecem às 20h no sábado e às 18h no domingo, cada sessão tem 1h20 de duração. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados 1h antes das apresentações. O teatro tem capacidade de 150 lugares e a classificação indicativa é de 16 anos.

    O evento integra as ações artístico-pedagógicas do projeto de extensão “ETTE – Entre a Escola no Teatro e o Teatro na escola: interações e pedagogias possíveis”, vinculado ao curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em cena, os estudantes Charlie Wilson, Geovana Santos, J. P. Figueiredo, Julia da Costa e Mara Signorini.

    Além disso, o projeto de extensão PEPT – Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro está com as inscrições abertas para os cursos de iniciação e montagem teatral entre os meses de julho e setembro de 2023.

    As aulas serão ministradas por estudantes da graduação em Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro, sob a orientação de docentes do curso. Serão realizadas no câmpus sede da UEM – Bloco O-08. Para essa edição, estão abertas as seguintes turmas:

    Montagem Teatral – Pré-Adolescentes (10 a 12 anos)

    Horário: quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30

    Período de realização das aulas: de 19/07/2023 a 08/09/2023

    Montagem Teatral – Adolescentes (13 a 17 anos)

    Horário: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

    Período de realização das aulas: de 18/07/2023 a 12/09/2023

    Montagem Teatral – Adultos (acima de 18 anos)

    Horário: quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30

    Período de realização das aulas: de 19/07/2023 a 08/09/2023

    Iniciação Teatral – Adultos (acima de 18 anos)

    Horário: terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30

    Período de realização das aulas: de 18/07/2023 a 12/09/2023

    As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de julho, de forma presencial na Secretaria do DMC (Bloco 8 – UEM), no período da manhã entre 8h e 11h e no período da tarde, das 14h às 17h ou de forma on-line acessando o formulário de inscrição correspondente ao curso pretendido. Será cobrada uma taxa única de R$15 referente à matrícula. Não há cobrança de mensalidade. Mais informações no https://www.instagram.com/pept_uem/

    UEM II

    Entre os dias 26 e 30 de junho, a Diretoria de Cultura e os cursos de graduação em Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação e Multimeios e Música da Universidade Estadual de Maringá realizam a Semana de Integração das Artes e Comunicação. O evento tem o intuito de recepcionar novos(as) estudantes e integrar os cursos envolvidos.

    Dentro da programação, que conta com diversas apresentações e atividades artísticas, também será realizada a inauguração do novo espaço artístico da UEM: o Encontro das Artes.

    O espaço, que está localizado ao lado do Teatro Universitário de Maringá (Câmpus Sede da UEM, bloco O-08), será um importante ponto de encontro para todas as artes presentes na UEM e promete estreitar os laços entre a universidade e a comunidade externa. A cerimônia acontece no dia 28/06, às 16h, no Encontro das Artes.

    A programação completa da Semana de Integração das Artes e Comunicação pode ser conferida neste link. As atividades acontecem nos períodos matutino, vespertino e noturno e são inteiramente gratuitas.

    Filo

    Segue acontecendo até o dia 2 de julho o Filo – Festival Internacional de Londrina. Todas as informações sobre a programação e ingressos disponíveis estão disponíveis no site https://filo.art.br

    E no dia 28 de junho, às 9h, no Sesc Cadeião Cultural (Rua Sergipe, 52) acontece o Encontro Regional de Gestores e Fazedores de Cultura com Aline Vila Real, diretora de Fomento e Difusão Regional da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada do Ministério da Cultura.

    No encontro, Aline Vila Real vai falar sobre “as perspectivas de fomento e programas para a implementação da Política Nacional das Artes”. É necessário confirmar presença até o dia 26/06 pelo [email protected] ou pelo whats (43) 99982-3238.

    Arraiá Anjos da Guarda

    O grupo Anjos da Guarda vai promover seu arraiá no dia 24 de junho, juntamente com as festividades de batismo do Boi Vitória do Povo.

    Para isso, estão arrecadando doações, que podem ser em dinheiro ou em ingredientes para preparar os quitutes típicos da festa, como leite, amendoim, canjica branca, leite condensado, cravo, canela em pau, gengibre, manteiga, açúcar, entre outros.

    Quem quiser contribuir pode entrar em contato pelos telefones 99951-2017, 99818-3419 ou 99909-1335 ou pelo instagram @boi_anjosdaguarda. O evento será a partir das 16h no Centro Comunitário da Vila Morangueira.

    Sertanejo

    Estão abertas até o dia 2 de julho as inscrições para a quarta edição do Festival de Música Sertaneja de Raiz, um evento promovido pelo Sesc PR que visa resgatar elementos da música sertaneja de raiz, fortalecer a cena musical brasileira e disseminar um estilo musical genuinamente brasileiro.

    Serão aceitas composições instrumentais ou canções sertanejas de raiz, música caipira, moda de viola, toada, cateretê, querumana, valseado ou outra manifestação artística da cultura e da tradição musical brasileira, em apresentações solo, duo ou em trio.

    Cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição e propor até quatro músicas que não tenham sido apresentadas em edições anteriores do festival.

    Uma comissão escolherá até 24 músicas para serem apresentadas durante o festival, nos dias 22 e 23 de setembro, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba. A divulgação com a listagem dos selecionados será feita a partir do dia 14 de julho.

    O edital está disponível no site. Lá é possível saber sobre os valores dos cachês, que variam de acordo com a distância de Curitiba à cidade de origem do selecionado.

    Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3259-1372.

    Foto Rachel CoelhoSiga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

    Comentários estão fechados.