A saúde mental no ambiente de trabalho é um tema que atrai muitos pesquisadores e ganhou maior espaço de diálogo, principalmente, após a pandemia.
A Organização Mundial da Saúde define a saúde mental como um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
A retenção de talentos é um preocupante para qualquer empresa, por impactar diretamente o engajamento dos colaboradores e na eficiência operacional do negócio. Por isso, o bem-estar no trabalho é uma preocupação da gestão de recursos humanos, sendo um desafio para todos que compõem este setor.
Além de investir em educação corporativa e promover as ferramentas necessárias para os colaboradores realizarem o seu trabalho com produtividade e eficiência, hoje eu separei algumas dicas essenciais para cuidar dos seus colaboradores e promover o bem-estar no ambiente de trabalho.
Confira abaixo as dicas que reuni trabalhando há mais de 20 anos na área de Recursos Humanos.
Meça a satisfação dos funcionários
Para tomar decisões assertivas, você precisa coletar e analisar os dados certos que vão impulsionar os resultados da organização. Medir a satisfação dos colaboradores é uma excelente ferramenta e um canal transparente para ouvir as pessoas da sua equipe.
Realize pesquisas regularmente para compreender o que precisa ser melhorado e o que precisa ser celebrado e enfatizado. Você pode desenvolver uma pesquisa questionando sobre a cultura da empresa, seus valores e sua missão, quanto aos cargos, as tarefas desempenhadas, a gestão e liderança da empresa, as ferramentas utilizadas no dia a dia de trabalho, entre outras.
Outra ferramenta que você pode utilizar é inserir ciclos de feedback com base em interações internas. Formalize feedbacks regulares com cada pessoa da sua equipe e, assim, você pode se manter atualizado sobre como os colaboradores se sentem e detectar os sinais de alerta.
Insira o PDI na rotina do negócio
O Plano de Desenvolvimento Individual, mais conhecido como PDI, é uma ferramenta onde o foco é aprimorar conhecimentos, competências e habilidades profissionais e pessoais. O objetivo é desenvolver pontos individuais que vão ao encontro das necessidades da empresa.
O PDI tem sido bastante utilizado nas empresas, sendo atrelado a um objetivo específico e para facilitar o monitoramento da evolução das competências de cada colaborador, indicando o caminho para que ele possa obter um novo patamar na carreira, seja uma mudança profissional, um projeto ou uma promoção.
Organize um dia especial ou comemorações para a equipe
O clima organizacional no ambiente de trabalho entre as pessoas é um fator muito importante para o bem-estar no trabalho. Afinal, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente repleto de fofocas e intrigas.
Promover seminários, treinamentos ou até mesmo uma festa em comemoração de datas especiais como Páscoa, Natal, celebração de final de ano, reunião de metas e alinhamento semestral ou anual, entre outros, é uma excelente forma de criar e fomentar um espírito de equipe, gerando um ambiente agradável e coeso.
Torne a comunicação da empresa efetiva
A comunicação é um pilar para a satisfação. Os gestores que valorizam resultados e que desejam alcançar os objetivos da empresa, devem desenvolver a comunicação para que todos os colaboradores caminhem juntos na mesma direção.
Facilite as trocas para aumentar a produtividade dos setores. A transmissão de informação entre departamentos deve ser fluida e imediata, e a comunicação o mais transparente possível. A boa saúde da empresa depende disso!
Domine o setor de Recursos Humanos da sua empresa e saia na frente da concorrência
A gestão do seu RH precisa seguir uma jornada, caso contrário, uma gestão de pessoas feita de forma ineficiente impactará negativamente no seu fluxo de caixa engolindo a margem da sua empresa.
Seja qual for o retorno do investimento: menos rotatividade de empregados, menos ausências no trabalho ou mais reconhecimento de marca, entre outros, os benefícios de estruturar um RH eficiente em sua empresa e ter maior atenção com o bem-estar dos colaboradores no trabalho são comprovados.
Muitas empresas sem o RH estabelecido dentro da organização já se depararam com diversos processos a serem realizados sem a mínima ideia de por onde começar e como executar, ou empresas em que o setor de RH está desatualizado e com processos defasados.
Para essas situações e outras diversas que chegam até nós, a Trianon RH e Negócios desenvolveu a Consultoria em Recursos Humanos para estruturar ou reestruturar a área de RH da sua empresa, tornando-a um departamento estratégico e alavancar os resultados da organização.
Estão entre as soluções que oferecemos:
– Implantação de Cargos e Salários, e demais subsistemas de Recursos Humanos;
– Implantação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI);
– Aplicação da Pesquisa de Clima;
-Implantação do Endomarketing e Comunicação Interna.
E muito mais, a partir de uma análise minuciosa podemos encontrar os problemas da organização e oferecer uma solução profissional e personalizada, entre em contato e saiba mais!
Imagem: Freepik / Foto criada por @yanalya
Comentários estão fechados.