Como desenvolver um planejamento estratégico para 2023?

Com o ano chegando ao fim, é essencial desenvolver um planejamento da empresa para o ano que vem. Entenda como colocar isso em prática.

  • Dezembro é um dos meses mais importantes do ano para qualquer empresa: é o mês de analisar os resultados do ano, entender as ações que funcionaram e as que precisam ser modificadas para que a perpetuação e o sucesso do negócio ocorram.

    Primeiramente, nós devemos lembrar que o planejamento estratégico é essencial para qualquer empresa que deseja estar sempre em constante crescimento e ser bem sucedida. É o alvo a ser atingido, e as ações da empresa são as flechas que buscam o seu alvo.

    Uma empresa sem planejamento estratégico não vai sobreviver por muitos anos. Afinal, ela não terá uma gestão focada em expansão para crescer, trazer mais faturamento e lucro, que poderá ser reinvestido no crescimento da organização.

    Muito se fala sobre a importância do planejamento estratégico, mas poucas pessoas nos contam como realmente colocá-lo em prática. Por isso, muitos empreendedores e empresários apenas deixam de lado essa parte do negócio, focando em outras áreas e seguindo em diversas direções por não ter um alvo.

    Você já conheceu alguém que focava em várias coisas e não era bom em nada? Hoje em dia até temos o exemplo do pato: nada, anda e voa, mas não faz nenhuma das três coisas bem. Se você deseja destacar a sua empresa no mercado, não seja um pato!

    Desenvolva o planejamento estratégico da sua empresa para 2023

    Antes de iniciar essa etapa, é necessário fechar o “livro 2022”, analisando seus pontos fortes e fracos. Entender quais ações você deve repetir e aprimorar, e quais você deve deixar de lado para perpetuar o negócio.

    Ao abrir o “livro 2023”, com 365 novas oportunidades de sucesso, você deve ter um objetivo em mente: Qual a meta de faturamento para a empresa? Você deseja contratar mais colaboradores? Expandir o negócio para outro ponto ou para outros lugares?

    O objetivo é o principal ponto da estratégia, sem ele não há direção para seguir, as chances de se perder no caminho e tomar decisões incoerentes com os objetivos da empresa aumentam.

    Após definir o objetivo, o alvo, é o momento de determinar a rota da flecha e quais os recursos (financeiro, capital humano, entre outros) para chegar lá.

    Para desenvolver um planejamento estratégico realmente eficaz, você deve seguir os seguintes tópicos:

    1. Determinar metas de longo prazo. Onde a empresa quer chegar? É melhor crescer aos poucos do que ter um crescimento muito rápido e não oferecer produtos/serviços de qualidade para todos os clientes;
    2. Analisar os fatores internos que causam os problemas mais importantes;
    3. Considerar as opções estratégicas para abordar essas questões que causam problemas e priorizá-las para evitar conflitos;
    4. Monitorar os resultados alcançados em cada etapa do processo de planejamento estratégico.

    Imagine a seguinte meta: A empresa deseja ter 120 mil de faturamento no ano de 2023. O que é preciso fazer para alcançar essa meta?

    • Primeiramente, dividir a meta para os 12 meses do ano, ou seja, 10 mil reais de faturamento mensal. Quais são as ações que a empresa vai executar para alcançar essa meta? Investir em marketing? Fazer alguma promoção para alcançar o público final? Trabalhar com os clientes que já estão na base da empresa?
    • Após definir as ações, você pode dividi-las em pequenas metas e separar por setor da sua empresa, qual será o papel do atendimento? Do pessoal do estoque? Do líder? Entre outros.

    Para cada meta, você deve fazer esse esquema que descreve as ações que serão colocadas em prática por toda a empresa. Lembre-se de incluir todos os setores e colaboradores.

    Além disso, é muito importante que todos, saibam os objetivos da empresa para que suas ações sejam alinhadas com as metas.

    Um bom planejamento estratégico auxilia todas as pessoas que fazem parte da organização a terem clareza quanto ao papel que deverá ser executado, aumentando a produtividade e entregas de alta qualidade.

    A divulgação do planejamento estratégico, possibilita que todos os participantes entendam qual é o direcionamento e quais são as ações a serem feitas para atingir metas e resultados, você pode propor uma reunião de apresentação de metas no início do ano, reuniões de acompanhamento trimestral e uma de fechamento ao final do ano.

    Realizar um bom projeto para 2023, não é só para garantir o crescimento da sua empresa neste novo ano que está para chegar, mas também assegura a durabilidade de vida da organização.

    Faça o planejamento, defina seus objetivos e tenha um plano de ação, assim sua empresa poderá se adaptar às mudanças econômicas e comportamentais do mercado, se mantendo firme, mesmo nos tempos de crise.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @DCStudio

    J Rodolfo Grou

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