Você já esteve em um consultório médico, no qual, após finalizado o tratamento, o profissional em questão solicitou que você voltasse dentro de alguns dias para a “reconsulta”? Às vezes nos deparamos com essa situação quando, por exemplo, temos que voltar ao profissional para que ele analise os resultados de um exame. Ou também quando precisamos voltar ao dentista após remover algum dente para retirar os pontos.
Essas situações já são comuns para todos nós, pois estamos acostumados a que aconteçam e inclusive estranhamos se não nos solicitam esse retorno dentro dos próximos dias.
Em contrapartida, com os procedimentos estéticos, a maioria das pessoas não está acostumada a receber esse cuidado pós procedimento. É muito habitual que se faça um procedimento estético e que, muitas vezes, o paciente nem volte a ver o profissional que o fez novamente. “Mas Dra, não é só ir lá e fazer que tudo fica pronto na hora?”. Não é bem assim, pois além de atuarmos na estética, estamos diretamente vinculados à sua saúde, e quando falamos em saúde, precisamos de cautela, cuidado, acompanhamento e liberação em alta.
Todos – veja bem, todos! – os procedimentos estéticos, sejam eles Botox®, preenchimentos, bioestimuladores, fios faciais, cirurgias, aparelhos e equipamentos como ultrassom microfocado e lasers, peelings ou outros procedimentos exigem retornos que são feitos dentro de dias ou até meses. Esses retornos são para que os profissionais possam verificar os resultados, realizar algum ajuste ou complemento, quando necessário, e dar alta ao paciente, finalizando o procedimento e as recomendações. É no retorno que verificamos se tudo está como deveria, se o seu organismo reagiu bem e inclusive passamos algumas dicas.
Passado alguns meses ou anos, o que se fazem necessárias são as manutenções, para garantir que o resultado alcançado se mantenha ao longo do tempo. As manutenções são feitas pois, em geral, trabalhamos com materiais que não são definitivos, como explicamos aqui. Nessas novas consultas, as mudanças físicas que podem ter ocorrido nesse tempo são consideradas e existem algumas alternativas: a realização do(s) procedimento(s) novamente e exatamente como feito(s) anteriormente, o aumento da quantidade de produto para alcançar o mesmo resultado anterior ou até mesmo a realização de outro procedimento (mais moderno ou pela necessidade atual do paciente ter mudado, geralmente pelo processo de envelhecimento).
Nos casos de procedimentos definitivos como as cirurgias, os retornos são imprescindíveis mas as manutenções, em sua maioria, não precisam ser feitas visto que o resultado é permanente (porém possível de modificações devido à ação do tempo e hábitos de cada indivíduo).
Podemos comparar a realização de procedimentos estéticos com o cuidado que devemos ter com um jardim. Se cuidamos dele uma única vez, logo ele sofrerá a ação do tempo e se deteriorará como se antes não tivéssemos feito nada a seu favor. Como um jardim, nossa estética deve ser cuidada de forma contínua, mesmo que aos poucos. Não teremos bons resultados a médio e longo prazo se fizermos um único procedimento uma única vez e esperar que ele recupere a sua jovialidade, ou que ele resolva a sua queixa para sempre. Como envelhecemos a cada dia que passa, se não mantivermos nossos cuidados diários através do skincare e não realizarmos os retornos e manutenções dentro dos períodos recomendados, estamos sujeitos à voltar à estaca zero, como se nunca tivéssemos feito nenhum procedimento.
Portanto, costumamos dizer aos nossos pacientes que sim, é possível que os resultados de procedimentos de Harmonização Facial sejam duradouros, apesar dos produtos não serem definitivos (com exceção das cirurgias), pois dependem totalmente do seu compromisso em comparecer aos retornos e manutenções a fim de manter e melhorar cada vez mais a sua estética e a sua autoestima.
Comentários estão fechados.