Tentar agradar a todos: a pior estratégia para a sua empresa

É natural do ser humano o desejo de agradar a todos. Entretanto, essa estratégia nos negócios e na vida não funciona!

  • Você já ouviu o ditado popular “agradar a gregos e troianos”? Ele significa o desejo de agradar todo mundo, mesmo aos grupos ou pessoas com ideias divergentes.

    Esse ditado sempre me remete a profundas reflexões sobre negócios e relacionamentos que gostaria de compartilhar com você, empreendedor e empresário, que dia a dia, tenta agradar todo mundo para que sua empresa prospere.

    Por que é uma má ideia tentar agradar a todos em sua empresa?

    Sei que como empresário, nós estamos o tempo todo ansiosos para sermos queridos em nossa empresa, para sermos um bom líder, um bom mentor e coordenador, e até mesmo fora do ambiente de trabalho, é natural do ser humano o desejo de agradar a todos.

    Entretanto, essa estratégia nos negócios e na vida não funciona! Primeiramente, você vai se sobrecarregar, deixar de fazer as coisas por si mesmo e sempre pensar nas outras pessoas para tomar as decisões, não é bom para a sua própria saúde mental e muito menos, para o sucesso da sua empresa.

    Você, como empreendedor e empresário, deve ser o líder da sua empresa e um dos papéis mais importantes da liderança é o de tomar decisões. Você está deixando de tomar alguma decisão porque vai desagradar algum colaborador?

    Proponho que você faça uma reflexão: você está assumindo tarefas demais, se sobrecarregando, ou colocando um estresse extra em você mesmo, para evitar desagradar alguém?

    Se a sua resposta foi sim, está na hora de rever o seu posicionamento enquanto líder. O primeiro passo é o reconhecimento do problema e o perigo que é a obsessão de agradar a todos, pois você pode acabar mimando sua equipe, e o desejo de agradar a todos, pode provocar o efeito oposto.

    O próximo passo é definir limites claros, para isso, você pode desenvolver uma estratégia de tomada de decisões alinhada com a cultura da sua empresa.

    O que é tomada de decisão?

    A tomada de decisão é um processo que surge da necessidade de resolver um problema. Em um negócio, essa estratégia visa decidir sobre possíveis alternativas para uma oportunidade ou soluções para um conflito, de forma alinhada com os objetivos do seu empreendimento.

    Quando você tem um processo de tomada de decisões bem estruturado e alinhado, você tira o peso das costas de tentar agradar a todos, uma vez que todas as decisões serão tomadas pensando no bem-estar geral da organização e de todos os colaboradores.

    O processo de tomada de decisão pode ser dividido da seguinte forma:

    1 – Identificação de metas e objetivos

    2 – Coleta de todas as informações relevantes

    3 – Engajamento dos principais players e colaboradores

    4 – Avaliação de alternativas

    Agora imagine: a tomada de decisão é como uma encruzilhada. A estrada é uma estratégia e o veículo é a sua empresa, a encruzilhada é uma oportunidade para mudar sua estratégia para resolver um problema específico: alterar a rota de sua jornada, ou manter no mesmo caminho.

    A pandemia do COVID-19 é um exemplo claro disso, um evento externo de magnitude sem precedentes criou uma série de encruzilhadas para os líderes.

    Como sua organização respondeu a essa pandemia global? Quais mudanças foram necessárias para manter seus funcionários e clientes seguros? O resultado final do processo é fornecer à sua organização, um caminho a seguir na próxima situação.

    É claro que algumas pessoas não vão concordar com as escolhas da empresa, mas todos os dias o empreendedor precisa tomar decisões de forma eficaz, pensando no melhor para o negócio e não em agradar um, a outro colaborador, ou a algum grupo específico de pessoas.

    Em um nível mais crítico, se existem colaboradores na sua equipe que não estão felizes com o trabalho e que geram conflitos entre os outros colaboradores, ou ainda, tendem a influenciá-los a determinado comportamento, como a demissão silenciosa, é hora de agir.

    Ter um processo de tomada de decisão auxilia a solucionar esses conflitos, afinal, mesmo que o colaborador não concorde com a decisão tomada, ele entenderá o processo e o porquê a empresa seguirá o caminho escolhido.

    Não deixe que as decisões que você toma em sua empresa sejam influenciadas pelo desejo de agradar a todos, nesses momentos, é preciso ser racional e objetivo e deixar a emoção de lado.

    O sucesso está em nossa capacidade de tomar decisões! Você, enquanto empreendedor, foque em tomar decisões eficazes para a sua empresa e não desperdice o seu tempo tão precioso tentando avaliar se as ações estão ou não agradando a todos.

    Foto: Freepik / Imagem criada por @senivpetro

    J Rodolfo Grou

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