O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia

Independentemente do que você considera como “sucesso”, é importante definir pequenos esforços diariamente para alcançá-lo.

  • A noção de sucesso depende de cada um. Alguns acreditam que é passar mais tempo com a família, outros acreditam que é ter uma carreira profissional notória, entre tantas outras noções, afinal somos humanos e diferentes uns dos outros.

    Eu acredito que, independente da sua percepção de sucesso, é só através das nossas ações diárias, nossos pequenos esforços repetidos dia após dia, que podemos alcançar o sucesso.

    Quando o assunto é o sucesso de uma empresa, também podemos ter várias noções, desde  o tamanho da equipe a ser gerenciada, o nível salarial, a causa pela qual trabalhar, o tempo livre disponível etc.

    Cabe, portanto, a você definir o que considera ser uma empresa de sucesso e focar nos pequenos esforços que você pode colocar em prática no dia a dia para o sucesso da sua empresa.

    O que uma empresa precisa para ter sucesso?

    Você já entendeu que o sucesso é relativo para cada pessoa, cada empreendedor e cada empresa. Agora, vamos entender o que as empresas e empreendedores de sucesso têm em comum:

    1 – Motivação e atitude: O empreendedor de sucesso entende que leva tempo e muito esforço para construir um negócio que vai gerar altos lucros.

    Não caia no conto de fadas de empreender. É importante que você tenha uma compreensão clara do motivo pelo qual você deseja iniciar um negócio, assim você permanece motivado e vê o seu empreendimento prosperar.

    2 – Plano de negócios: Uma empresa de sucesso deve ter um plano e planejamento claro!

    É preciso focar os seus esforços em desenvolver um planejamento estratégico que descreva todos os objetivos e como eles serão alcançados. Foque em desenvolver um plano simples e conciso, mas que abrange uma boa compreensão de mercado, para quem você venderá seus produtos? Quais são seus concorrentes?

    Também foque em qual lugar a empresa deseja alcançar e em qual período de tempo.

    3 – Gerencie bem suas contas: Para saber se sua empresa está no caminho do sucesso, é importante manter suas contas bem.

    Esses registros ajudarão você a administrar seus negócios no dia-a-dia e a identificar quaisquer problemas. E, principalmente, separe pessoa física de pessoa jurídica. Você deve, desde o começo separar essas duas pessoas para não influenciar as contas da empresa com base na sua pessoa física.

    4 – Organização: uma boa organização ajudará você a manter o foco e a realizar as coisas que precisam ser feitas para que seu negócio prospere.

    Ela é indispensável para os negócios de sucesso, atualmente existem várias ferramentas para organização e você pode testar e entender qual se encaixa melhor no seu dia a dia.

    5 – Gerenciamento de risco: Seu negócio pode ser ameaçado por clima imprevisível ou outros fatores além do seu controle.

    Muitas vezes focamos nossas energias em outras ações e esquecemos de fazer um gerenciamento de riscos. Isso ficou muito claro durante a pandemia, muitas empresas precisaram se adaptar rapidamente, às que não se adaptaram infelizmente enfrentaram as consequências.

    Saiba mais sobre os riscos que você provavelmente enfrentará e como você pode reduzi-los ou gerenciá-los. Isso irá ajudá-lo a reduzir os danos que podem causar ao seu negócio.

    6 – Conheça a concorrência: Você precisa entender o mercado em que atua. Você estará competindo com outras empresas.

    Como você pode se destacar dos outros? Quais são suas vantagens e desvantagens perante aos concorrentes? Quais os diferenciais que você oferece ao seu cliente?

    Uma empresa de sucesso sabe como se diferenciar da concorrência e conquistar clientes fiéis. A coca-cola é um ótimo exemplo que pode ser estudado.

    7 – Qualidade consistente de produtos ou serviços: os clientes querem saber que você fornecerá a eles a mesma qualidade de produtos ou serviços sempre que usarem sua empresa.

    É como almoçar em um restaurante, se você gosta da comida já na primeira vez que vai a esse restaurante, todas as vezes que retornar vai esperar a mesma qualidade. Nesse caso, você aumenta as chances de fidelização dos clientes.

    O que pode levar uma empresa a não alcançar o sucesso?

    Mais importante do que conhecer o que as empresas de sucesso têm em comum, é saber quais são as falhas que podem levar uma empresa ao insucesso e, até mesmo, a falir:

    1 – Falta de fundos: alguns empresários às vezes subestimam o valor necessário para iniciar seus negócios.

    Se compararmos todas as empresas, a maioria delas leva um ou dois anos para começar a lucrar verdadeiramente. Alguns empreendedores têm expectativas irreais sobre quanto lucro terão, especialmente no começo, e assim são forçadas a desistir antes mesmo de terem a chance de ter sucesso.

    2 – Incapacidade de se adaptar ou inovar: Esses dois fatores são o maior problema das empresas.

    É importante atualizar-se continuamente sobre as condições do mercado, se certas circunstâncias mudaram e se você precisa adaptar ou evoluir sua empresa levando em consideração novas condições.

    3 – Expansão muito rápida: muitas empresas falham quando tentam crescer ou crescer muito rapidamente.

    Pode parecer até estranho esse ponto, mas a verdade é que se você deseja expandir é preciso garantir que sua empresa seja capaz de atender à demanda do crescente número de clientes.

    4 – Falta de apoio ou orientação: Muitos novos empreendedores se beneficiariam de treinamento contínuo ou apoio de outros empreendedores e empresários mais experientes que tenham habilidades nesta área.

    Busque uma consultoria que vai te apoiar em todos os momentos do seu negócio.

    Se você estiver ciente das potenciais dificuldades e se puder reduzi-las, seu negócio terá mais chances de sucesso.

    Fracassar, no entanto, pode ser uma grande oportunidade de aprender com seus erros e usar as lições que você aprendeu para que você possa fazer melhor da próxima vez.

    J Rodolfo Grou

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