A construção da jornada de experiência do seu colaborador

Você tem dúvidas quando o assunto é a jornada de experiência do colaborador? Então este artigo é para você!

  • Você tem dúvidas quando o assunto é a jornada de experiência do colaborador, também conhecida como Employee Experience? Este artigo é para você!

    Sempre gosto de relembrar que um colaborador feliz é um dos maiores ativos que qualquer empresa pode possuir, por isso, se você visa atrair e reter talentos no seu quadro de colaboradores, além de proporcionar melhores condições para seus funcionários resultando em um alto engajamento e produtividade, a jornada de experiência do seu colaborador importa!

    William Kahn, psicólogo organizacional e “pai” do engajamento dos funcionários, revolucionou o relacionamento entre empresa e colaborador através da sua pesquisa nos anos 1990.

    A partir desse primeiro momento, essa metodologia se desenvolveu até chegarmos nos dias atuais e entendermos a jornada do colaborador como uma ferramenta de gestão que busca entender as interações entre a organização e seus funcionários. Levando em consideração a esfera física, tecnológica e até mesmo cultural da empresa para construir uma experiência positiva para o funcionário dentro da organização.

    Afinal, como construir a jornada de experiência do seu colaborador?

    Depois de entender os oito estágios da experiência do colaborador podemos partir efetivamente para o que é necessário para a construção da jornada do colaborador na sua organização. Com base no guia GPTW, Great Pleace To Work, podemos esquematizar alguns passos que vão te ajudar a criar e/ou melhorar a experiência na sua empresa.

    1. Fortaleça a cultura organizacional e os valores da sua empresa. Falar sobre o sucesso de uma empresa é falar sobre a cultura, uma vez que ela é um conjunto de elementos, como práticas, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, políticas internas, entre outros, que influenciam o clima de uma empresa.

    Incentivar a criação de uma cultura é importante para alinhar e guiar as ações dos colaboradores no trabalho, gerando identificação e pertencimento para os colaboradores, desde o primeiro contato com a vaga até a etapa de desligamento.

    1. Preze pela análise do fit cultural dos candidatos. Após construir uma cultura organizacional sólida, é importante analisar o fit cultural dos candidatos. A atração de talentos é o primeiro estágio da jornada, através do fit cultural você consegue verdadeiramente entender se o candidato é ou não ideal para a vaga, se ele pode desenvolver as habilidades necessárias para desempenhar um bom trabalho e ter resultados pessoais e profissionais.
    2. Estruture o onboarding da empresa. A integração de um novo colaborador ao time é um dos principais momentos na carreira de qualquer profissional. É interessante ter esse acolhimento por um tempo mais longo e que acompanhe a evolução do colaborador nos primeiros meses da empresa.

    Você também pode preparar materiais completos sobre o código de cultura, processos burocráticos da empresa, entre outros, para integrar o colaborador e fazer com que ele se sinta bem-vindo, confortável e seguro em exercer o seu trabalho.

    1. Aplique pesquisas de clima organizacional regularmente. Ouça seus colaboradores, através das pesquisas você vai ter um real feedback de como a equipe se sente. As informações coletadas nas pesquisas são importantes para se tornar um great place to work, mas também para demonstrar a preocupação genuína com os colaboradores e com a qualidade do ambiente de trabalho.

    Por que investir na jornada de experiência do seu colaborador?

    • Agrega pessoas competentes ao seu time;
    • Coloca em prática todo o potencial da sua empresa;
    • Aumenta o engajamento e a motivação dos colaboradores;
    • Melhora o desempenho dos colaboradores;
    • Reduz a rotatividade;
    • Melhora a imagem da empresa enquanto empregadora, por exemplo quem não gostaria de trabalhar em uma empresa certificada com o GPTW?

    Coloque as pessoas em primeiro lugar, entenda as necessidades e expectativas das pessoas no trabalho. Essa é uma prática que aplicamos diariamente na Trianon RH e Negócios e defendemos a bandeira de que se você não entende de pessoas você também não entende de negócios.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @senivpetro.

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.