Cardiologia preventiva: Qual a importância?

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. É por isso que é essencial realizar a cardiologia preventiva.

  • As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. São classificadas como doenças cardiovasculares uma série de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como hipertensão, acidente vascular cerebral, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, entre outras. Atualmente, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de um terço do total de mortes e configuram um problema de saúde pública de extrema grandeza.

    O coração é um dos sistemas mais importantes do corpo humano, afinal, é através deste músculo que o nosso sangue é bombeado para todo o corpo, garantindo assim o funcionamento de todos os outros órgãos. Para que possamos manter a saúde do coração em dia e prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, a adoção de um estilo de vida saudável, bem como de alguns outros cuidados, é fundamental. Procurar um cardiologista somente em casos de infarto, colesterol alto ou pressão alta, por exemplo, é um grande erro, já que a maioria das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas ao  tratar seus fatores de risco.

    Nesse cenário, a cardiologia preventiva se destaca. Através da realização periódica de check-ups cardiológicos, podemos diagnosticar as condições do sistema cardiovascular, seja por meio de um exame clínico, físico, de imagens ou de análises laboratoriais. Essa avaliação preventiva engloba o histórico do paciente, seus antecedentes familiares, hábitos de vida e a sua faixa etária.

    Quando falamos em faixa etária, não existe uma idade específica para iniciar o tratamento com o cardiologista. Na infância, o tratamento preventivo pode ser recomendado em casos de sopro cardíaco, falta de ar ou cansaço. Na adolescência é recomendado para avaliar a pressão arterial, o peso e o colesterol. Já na fase adulta, a cardiologia preventiva é voltada para o tratamento e prevenção dos fatores de risco.

    Os cuidados com o coração são extremamente necessários para promover uma melhoria na qualidade de vida de um indivíduo, tornando assim a prevenção das doenças cardiovasculares a cardiologia do futuro.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @DCStudio

    Dr. Marcelo Aguilar Puzzi
    Cardiologista e Hemodinamicista

    Comentários estão fechados.