Durante o Trianon Leadership Xperience, maior evento de Recursos Humanos e Negócios de Maringá e região, organizado pela Trianon RH e Negócios e Trianon Escola de Negócios, tivemos um talk show com o sócio GPTW do Paraná.
O Great Place To Work (Ótimo Lugar Para Trabalhar, em português) é uma consultoria global que apoia organizações a obterem os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, valorizando as pessoas no centro de sua estratégia de negócios. A partir de uma pesquisa a empresa pode conquistar o selo GPTW e ser listada como um ótimo lugar para trabalhar.
Trouxe o GPTW para exemplificar como motivar os seus colaboradores, afinal é impossível motivá-los em um espaço que não possui credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho de pertencer e camaradagem.
Em nosso Talk Show, o sócio da GPTW do Paraná disse uma coisa que nunca vou esquecer: “Qual é o melhor lugar para trabalhar? É aquele em que você deseja estar, aquele que no domingo, você tem a sensação de felicidade porque sabe que o próximo dia será segunda-feira e você poderá retornar ao seu trabalho e ser reconhecido por isso…”
Esse é um movimento que tento implantar na minha empresa, através de uma boa experiência do colaborador. Colocar, realmente, o colaborador no centro do negócio, fazer com que ele seja ouvido, validado e que, principalmente, desenvolva o senso de pertencimento, orgulhando-se de suas conquistas dentro da empresa e sabendo receber os feedbacks que não são tão bons e como melhorar na prática para que esses feedbacks não ocorram novamente.
Você já parou para pensar no que motiva os seus colaboradores? Muitas vezes, contratamos alguém por contratar, alguém que vai trabalhar meramente pelo salário, se isso não é um problema para você, tudo bem, mas em minha empresa eu prezo por colaboradores que estão ali para além do pagamento no fim do mês, por colaboradores que desejam trabalhar e se desenvolver cada dia mais, que gostem de trabalhar com o cargo que lhe é confiado, que dão o seu melhor todos os dias.
Motivar os seus colaboradores é encantar os seus clientes. Muitos empresários pensam que o mais importante é o cliente e acaba se esquecendo de seus funcionários, entretanto pense em como um colaborador feliz, que é ouvido e bem tratado, como ele vai atender o seu cliente? Ele vai transmitir todo o orgulho de trabalhar na organização, o famoso “vestir a camisa da empresa”, através de suas ações e de seu atendimento aos clientes.
Se a sua empresa deseja se manter produtiva, relevante em um cenário competitivo, valorizada perante o mercado, além de reduzir custos e diminuir os índices de rotatividade, motive os seus colaboradores!
Os pilares da motivação:
- Reconhecimento, quando o trabalho é reconhecido qualquer pessoa se sente realizada e prestigiada, motivando-a a entregar ainda mais resultados;
- Aprendizado, investir no desenvolvimento técnico e pessoal de seus colaboradores é uma das chaves para o sucesso. Se você já passou por uma empresa e sentiu que era hora de sair porque não havia mais espaço para o seu crescimento, você entende a importância do incentivo ao desenvolvimento. É só através do aprendizado constante que o profissional se sentirá apto e preparado para exercer a sua função, além de agregar melhores resultados;
- Segurança, essencial para preservar a qualidade de vida dos colaboradores, proporcione uma segurança de cargos estáveis e de um ambiente laboral saudável, reforçando o laço de confiança entre colaborador e empresa;
- Remuneração adequada, por último, mas não menos importante, temos a questão monetária. É essencial oferecer salários de acordo com o que o mercado pratica, também oferecer alguns benefícios que tornem a vaga atrativa para os profissionais.
Como motivar os seus colaboradores?
1 – Crie objetivos e metas que engajem o time todo, você pode testar metodologias ágeis para a criação dos objetivos, definir quais são as entregas, o que cada colaborador deve fazer para alcançar a meta, entre outros;
2 – Os feedbacks devem ser constantes e construtivos, muitas pessoas ainda possuem medo dos feedbacks, mas a verdade é que mesmo quando escutamos uma coisa que não gostamos, podemos refletir sobre esse ponto de vista do outro sobre o nosso trabalho e sobre como devemos agir para melhorar. Preze por feedbacks construtivos, além de perguntar se há algo externo influenciando a produtividade do seu colaborador e como você pode ajudá-lo a contornar tais situações;
3 – Promova reuniões e convenções que vão além do trabalho, faça encontros com feedbacks da empresa no geral trimestralmente, festas comemorativas, entre outros, são essenciais para reforçar o elo de confiança entre colaborador e empresa e entre o time inteiro de funcionários;
4 – Estimule o contato e a troca de conhecimento entre a equipe, os funcionários mais experientes podem acompanhar os mais novos, além de incentivar a conversa entre os setores e reforçar que o resultado coletivo é tão importante quanto o individual.
Colocando esses passos em prática você vai perceber como seus colaboradores estarão motivados e, consequentemente, estarão felizes por trabalhar em sua empresa, sempre com vontade de entregar resultados melhores.
Imagem: Freepik / Foto criada por @drobotdean
Comentários estão fechados.