Metodologias ágeis na Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano das empresas. Entenda algumas maneiras de colocá-la em prática.

  • A gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano das empresas. Entenda algumas maneiras de colocá-la em prática.
    Imagem: Freepik / Foto criada por @8photo

    A área de Recursos Humanos não para de ser impactada pelas novas mudanças, inovações e velocidade do mundo digital. Nesse contexto, a gestão de pessoas também precisa ser ágil, focando no principal ativo da sua empresa: as pessoas.

    Aplicar as metodologias ágeis na gestão de pessoas e de projetos é a alternativa ideal para os times que desejam se tornar menos operacionais e mais estratégicos. A metodologia ágil foca no desenvolvimento de um processo que proporciona entregas de projetos mais rápidas e assertivas, seja de um produto ou de um serviço, o que permite que ela possa ser utilizada em qualquer empresa, de qualquer segmento.

    Essa metodologia surgiu na indústria de softwares, em 2001, visando realizar entregas mais ágeis de acordo com a necessidade dos clientes. Na época, os programadores lançaram um Manifesto Ágil, já em 2019 foi lançado um Manifesto Ágil no RH, o qual foca em redes colaborativas, transparência, adaptabilidade, inspiração, comprometimento, motivação intrínseca e ambição, fatores que são essenciais para o sucesso de qualquer organização.

    Quais são os principais focos da metodologia ágil no RH e na gestão de pessoas?

    1 – O recrutamento é desenvolvido através de ferramentas e uma estratégia de employer branding é aplicada – uma ferramenta que visa estimular a vontade das pessoas trabalharem na empresa, atraindo, captando e mantendo talentos no seu quadro de colaboradores;

    2 – Ambiente de treinamento e desenvolvimento contínuo, proporcionando ao colaborador oportunidades para se especializar e autodesenvolver-se pessoalmente e profissionalmente;

    3 – Gestão de cargos e salários, uma excelente ferramenta para descrever cada cargo dentro da empresa, quais as expectativas e o que é esperado da pessoa que assumir esse cargo, bem como qual o salário será pago. No plano de cargos e salários também pode informar os planos de carreira da organização, bem como a hierarquia interna;

    4 – Foco na experiência do colaborador, investindo na comunicação clara e transparente, criando um ambiente de crescimento contínuo, proporcionando engajamento entre o colaborador e a organização, aperfeiçoamento profissional, integração e redução do turnover.

    Quais são as metodologias ágeis que podem ser aplicadas?

    Scrum

    O Scrum é um framework – estrutura – para o gerenciamento de projetos que foca em resultados rápidos e exatos. O projeto pode ser desenvolvido entre 2 e 4 semanas e envolve 3 etapas: planejamento, para definir as tarefas a serem cumpridas e os prazos; o daily scrum, reuniões diárias e rápidas para o acompanhamento do projeto; e o último passo é a retrospectiva do projeto, ao final desse período de trabalho é realizado uma reunião para verificar se tudo foi entregue, coletar feedbacks e entender quais pontos funcionaram ou não durante a execução do projeto.

    Kanban

    Essa metodologia é ótima para times que são mais visuais, uma vez que o sistema Kanban foca em um quadro com todas as etapas do projeto a ser realizado. Muitas empresas utilizam até mesmo post-its para realizar esse quadro, dividindo-o em três etapas: a fazer, em desenvolvimento e entregues. Ele otimiza o dia a dia, o fluxo de trabalho e quais são as tarefas a serem realizadas para cada time.

    OKR

    Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados-Chave – é uma das metodologias mais utilizadas de gestão, inclusive nas empresas do Vale do Silício e na Trianon RH e Negócios.

    Essa metodologia é baseada em objetivos, que devem motivar a sua equipe a agir em busca de um resultado, engajando e motivando os colaboradores. Os objetivos devem ser curtos, inspiradores, envolventes e desafiadores. Exemplo de um OKR para empresa:

    Objetivo – Ser uma empresa referência

    Resultados Chave:

    KR 1: Alcançar R$ 1 MI de faturamento

    KR 2: Expandir as atividades para outros 5 estados

    KR 3: Ter 50% de relevância diante dos competidores da indústria em que atuamos.

    A Partir dos Krs, resultados-chave, você consegue analisar o progresso da organização em direção ao objetivo, além de traçar os planos de ações e as respectivas equipes que serão responsáveis pelas tarefas, pelo acompanhamento e pelas entregas, sempre com foco no objetivo final: ser uma empresa referência no seu nicho de atuação.

    Atualmente, é essencial implementar metodologias ágeis para a gestão de pessoas e de projetos em todas as organizações. A sua empresa já está aplicando alguma dessas metodologias e focando no crescimento e expansão do negócio?

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