Por que o pelo do meu pet cai tanto?

Compartilhar

Imagem: freepik

Os humanos tem uma renovação celular da pele e dos pelos, onde eles crescem e caem em um ciclo, tendo uma renovação diária, com os cães e gatos não é diferente, eles trocam de pelo pelo menos 2 vezes ao ano com a mudança das estações, do outono para o inverno e da primavera para o verão.

Mas para alguns pets essa troca de pelo é mais severa. Isso ocorre para que o subpelo dos animais sejam trocados e auxilie eles a se aquecerem no caso do inverno e a não passarem um calor excessivo durante o verão.

Em um estudo foi possível observar que hoje em dia pelo menos 70% dos tutores de pet se sentem incomodados com essa queda excessiva de pelos e pelo menos 90% deles usariam algum suplemento para reduzir essa queda. Uma boa alimentação com nutrientes ricos na sua formulação são essenciais para que essa queda seja gradual, algumas doenças também favorecem a queda excessiva, entre elas, dermatites, pacientes renais, hepatopatas, pacientes oncológicos onde faz a quimioterapia que deixa o animal vulnerável e em caso de uma cirurgia eletiva, como a castração, onde teve que retirar a pelagem para realizar a assepsia do local.

No mercado hoje temos algumas opções para amenizar essa situação, dentre elas a suplementação a base de cistina, extrato de leveduras e algumas vitaminas do complexo B, para auxiliar na queda excessiva fazendo com que ela seja mais branda. Em questão de 15 dias os tutores já conseguem observar uma diferença na queda de pelo. Existem várias apresentações diferentes para todos os
gostos caninos e felinos, como comprimidos palatáveis, cápsulas para cães e gatos atópicos, em pasta sabor fígado para os felinos e em sticks para facilitar o tutor de administrar essa suplementação para os cães no dia a dia.

Além dessa suplementação rápida também podemos observar no mercado a suplementação com produtos a base de ômegas 3 e 6 e que também vão auxiliar na queda excessiva e deixar a pelagem mais bonita, mas com um período de utilização de 30 a 60 dias no mínimo.

Você pode tirar algumas dúvidas sobre a utilização dessa suplementação com seu veterinário de confiança para que seja realizado o melhor tratamento de acordo com a necessidade do seu melhor amigo. Para o pelo ficar bom nada como a suplementação.

Dra. Dafne Rocha Barros– Representante Idealvet/Avert.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas