A importância de trabalhar os processos de onboarding na integração de funcionários

onboarding

O onboarding é uma prática de integração para novos colaboradores, para ensinar sobre sobre a cultura, rotina e dinâmicas do empreendimento.
Foto: Freepik

Empresário, você sabe o que é o Onboarding nas empresas e como ele pode ser fundamental para a retenção de um novo talento? Continue lendo e confira!

Onboarding, também conhecido como socialização organizacional, é o jargão de gestão criado pela primeira vez na década de 1970, que se refere ao mecanismo pelo qual novos funcionários adquirem o conhecimento, as habilidades e os comportamentos necessários para se tornarem membros e insiders eficazes da organização.

Essa é uma prática de integração utilizada por muitas empresas, para os novos colaboradores que estão começando a sua jornada naquele ambiente de trabalho. Nesse momento, são apresentados comportamentos, habilidades e expectativas criadas pela empresa, em relação ao novo colaborador.

Geralmente, esse evento é feito no primeiro dia de trabalho da nova pessoa, para alinhar com eles as demandas da semana e acompanhar todo o trabalho da empresa por uma semana ininterrupta. Essa prática cria a sensação de pertencimento, na relação colaborador x empresa!

Por que você deveria investir no onboarding na sua empresa?

Primeiramente porque o objetivo dessa ação é instruir o novo colaborador sobre a cultura, rotina e dinâmicas do empreendimento, já proporcionando um sentimento de acolhimento e pertencimento dentro da organização.

Além disso, é essencial inserir o novo funcionário na rotina de trabalho da empresa, contribuindo para um bom clima organizacional e evitando a taxa de turnover dos novos colaboradores e os principais benefícios dessa prática são:

  • A retenção de talentos na empresa;
  • O aumento do engajamento dos times e das equipes de profissionais;
  • O crescimento constante do negócio, a partir da valorização do capital humano;
  • Alinhamento das propostas da empresa para os profissionais;
  • Redução da rotatividade de colaboradores dentro da empresa.

Separei algumas dicas para montar um onboarding atrativo para o seu novo colaborador, confira:

1)   Todas as informações importantes sobre salários, cargos, benefícios, entre outras devem ser repassadas no processo de contratação, para facilitar a integração do novo funcionário;

2) Prepare a chegada do novo colaborador, é interessante que toda a equipe e o setor esteja preparado para receber o novo colega, aqui também é importante preparar treinamentos e apresentações que serão utilizadas no primeiro dia de trabalho.

3) Crie um evento de boas-vindas do profissional, aproveite esse momento de contato inicial para apresentar a história da empresa, bem como os valores, a cultura, os fundadores e os objetivos que a empresa possui para o futuro.

4) Faça um tour pela empresa e apresente o setor de trabalho, assim o novo colaborador já se sentirá parte do ambiente e conhecerá o espaço físico da empresa e também as informações relevantes para o seu setor e seu time no geral.

O Onboarding oferece diversos benefícios para a empresa e para o colaborador, afinal proporciona colaboradores mais engajados em seu trabalho e mais propensos a seguirem carreira em sua empresa, pois já sabem os desafios a serem enfrentados ali. Realize essa prática e prospere melhores resultados no seu profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.