Oscar 2026: Brasil tem múltiplas indicações e Wagner Moura é o primeiro brasileiro na disputa de Melhor Ator

O Agente Secreto recebeu quatro indicações, e o diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso também aparece entre os concorrentes, por Sonhos de Trem.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A 98ª edição do Oscar entrou oficialmente em sua fase decisiva nesta quinta-feira (22), com o anúncio dos indicados feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O Brasil teve um desempenho histórico, com destaque para o filme “O Agente Secreto e para a indicação inédita de Wagner Moura.

    Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” recebeu quatro indicações ao maior prêmio do cinema mundial. A produção concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura no papel principal.

    Após conquistar o Globo de Ouro, Wagner Moura fez história mais uma vez, ao se tornar o primeiro brasileiro a concorrer ao Oscar de Melhor Ator. Antes disso, duas brasileiras foram indicadas na categoria de “Melhor Atriz”: Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil”, e Fernanda Torres, no filme “Ainda Estou Aqui”.

    Outro brasileiro que teve destaque no Oscar 2026 é o diretor de fotografia Adolpho Veloso, natural de São Paulo. Ele concorre ao Oscar por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem, que conta a história de um trabalhador ferroviário no início do século 20, que lida com a tragédia pessoal e o avanço da modernidade.

    Comentários estão fechados.