Curta-metragem maringaense terá exibição gratuita no Maringá Park Shopping

Retrato em branco e preto
Compartilhar

Neste sábado (21), o Cineflix exibirá gratuitamente o curta-metragem “Retrato em Branco e Preto”, produzido como trabalho de conclusão de curso dos alunos de pós-graduação em Linguagem Audiovisual e Cinema da UniCesumar. A sessão ocorrerá às 11h, no Maringá Park Shopping.

Ao longo de quase 25 minutos, os espectadores assistirão ao reencontro entre Rodrigo (Nathan Sinval) e Gustavo (Johnny Garcia), ex-colegas de faculdade que tiveram um turvo romance no passado. O que poderia ser apenas um encontro casual se torna um resgate de sentimentos e padrões que marcaram o envolvimento dos personagens.

O roteiro e a direção são responsabilidade do jornalista e pós-graduando em Gabriel Pinheiro, que diz ter se inspirado em experiências pessoais. “Além disso, também me inspirei bastante em alguns filmes que são focados nos diálogos e nas interações entre os personagens, e não tanto no desenvolvimento da história em si.”

Pinheiro enfatiza que o principal objetivo com a produção é proporcionar uma reflexão sobre complexidade moral das situações e dos personagens, bem como das dinâmicas de um relacionamento. “Assim como no mundo real, nada é simples e ‘branco e preto’. Relacionamentos humanos vão muito além de quem está certo ou errado, pois existe uma área cinza no meio de tudo isso. Na minha opinião, essa é a parte mais interessante.”

Filmado em maio de 2022, o curta-metragem teve a pandemia de Covid-19 como uma das primeiras barreiras. “Os atores moram em outra cidade, então todos os ensaios aconteceram de forma virtual. isso acabou se tornando um grande desafio, mas que conseguimos contornar. O segundo grande desafio foi o curto período de gravações, pois o curta-metragem é relativamente longo e a gravação foi bem mais complexa do que o esperado. Como tivemos apenas dois dias para filmar tudo, tivemos que correr para conseguir manter o cronograma de gravações”, explicou o diretor.

Design: Lucas Martinez

Para Pinheiro, além da mensagem do curta-metragem, o projeto é uma forma de demonstrar que é possível fazer cinema com poucos recursos e em um tempo limitado. “Um filme com dois personagens e uma locação pode ser tão complexo quanto uma produção com vários personagens, ações e locações. O que realmente importa é a força da visão e a garra na hora da execução.”

Segundo a jornalista e coordenadora da pós-graduação em Linguagem Audiovisual e Cinema da UniCesumar, Elaine Guarnieri, é gratificante ver o desenvolvimento dos alunos do momento em que adquirem o conhecimento necessário para a criação da primeira versão do roteiro até o resultado final. “Poder participar de todo o processo, acompanhando, assistindo ao desempenho de cada um, é sensacional. O resultado não poderia ser diferente, um excelente material, um filme que não deixa nada a desejar em relação a produções internacionais.”

Guarnieri ressalta a importância do embasamento teórico para realizar um trabalho como esse. “A busca pelo conhecimento, em si, já denota o tipo de profissional que temos no mercado. Criatividade, dedicação, empenho… tudo é muito importante. Mas o profissional que tem a humildade de ir buscar qualificação para se aperfeiçoar e entregar um produto ainda melhor, tem muito mais respeito no mercado de trabalho.”

SERVIÇO

  • Exibição gratuita do curta-metragem “Retrato em Branco e Preto”
  • Gênero: Drama
  • Duração: 24 minutos
  • Data: 21 de janeiro de 2023
  • Horário: 11h
  • Local: Cineflix Cinemas (Sala 2) – Maringá Park Shopping

Foto: Christian Presa


Compartilhar