Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A servidora pública Ana Carmen Dias, da Agência do Trabalhador de Maringá, recebeu o título de Mérito Comunitário concedido pela Câmara de Vereadores, em reconhecimento à sua dedicação à inclusão de pessoas com deficiência. A homenagem foi entregue durante a sessão desta terça-feira (21).
Deficiente visual, Ana Carmen atua há duas décadas na Agência do Trabalhador, vinculada à Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab). No local, desenvolveu um modelo de atendimento voltado ao público com deficiência e promove ações de sensibilização junto a empresas, incentivando a criação de ambientes de trabalho mais inclusivos.
Durante a cerimônia, Ana Carmen agradeceu o reconhecimento e lembrou sua trajetória de superação.
“Perdi a visão aos 33 anos e nunca pedi pela volta dela. O que pedi foi uma nova oportunidade de trabalho. Hoje, represento todas as pessoas com deficiência e reforço a importância de políticas públicas para esse público”, afirmou.
Ela também destacou a necessidade de garantir a inclusão em todas as esferas sociais.
“Falamos de educação e saúde, mas o mercado de trabalho também precisa oferecer oportunidades com dignidade e autonomia”, completou.
A homenagem foi proposta pelos vereadores Professor Pacífico, Professora Ana Lúcia e Uilian da Farmácia.
No início de outubro, Ana Carmen também foi reconhecida em Brasília, durante o evento de celebração dos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Ela foi uma das três servidoras homenageadas na região Sul, em razão das ações desenvolvidas em Maringá voltadas à empregabilidade de pessoas com deficiência.







