Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Alunos do terceiro ano da Escola Municipal Piveni Piassi de Moraes, no Parque das Palmeiras, tiveram uma manhã diferente de aprendizado nesta quinta-feira (14), com atividades em alusão a campanha ‘Agosto Cinza’, dedicada à prevenção e combate aos incêndios.
A ação contou com a presença das equipes do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros.
As equipes de educação ambiental do IAM promoveram ações de conscientização com os alunos sobre queimadas em áreas verdes e as medidas preventivas para combate a incêndios. A iniciativa também marcou o Dia de Combate à Poluição, celebrado nesta quinta-feira, 14. “Levar atividades de educação ambiental para nossas escolas municipais é fundamental para formarmos cidadãos conscientes e que participem ativamente da preservação do meio ambiente”, afirmou o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend.
A gerente de Educação Ambiental do IAM, Marisa Ereno, destacou a importância da conscientização das crianças sobre o combate a incêndios, principalmente no mês de agosto. “Neste período do ano, o tempo seco, os ventos fortes e a baixa umidade intensificam situações de queimadas, inclusive em áreas verdes. No Parque das Palmeiras, por exemplo, já tivemos em anos anteriores queimadas com a perda de vegetação nativa. Dessa forma, a formação dos alunos como multiplicadores das informações na comunidade é fundamental”, disse.
Durante a atividade com os alunos, a equipe da Polícia Ambiental promoveu exposição de animais taxidermizados e palestra sobre o cuidado com os animais silvestres e a importância da conscientização ambiental. O Corpo de Bombeiros levou uma viatura utilizada em combate a incêndios de pequenas proporções para demonstração. O veículo tem um reservatório de 400 litros de capacidade e bomba para pressão da água, entre outros equipamentos.
A policial Militar Ambiental, soldado Kesley, destacou a importância dos alunos conhecerem os cuidados com os animais silvestres e a importância da preservação das áreas verdes. Para o cabo Lucas, do Corpo de Bombeiros, é fundamental que as crianças sejam orientadas sobre as medidas de prevenção para a conscientização dos pais e responsáveis.
“Hoje nós conversamos com as crianças, explicamos sobre a importância da prevenção, considerando que o mês de agosto é o mês mais seco. É importante que eles entendam e levem a mensagem aos pais de que uma simples bituca de cigarro jogada ou qualquer outro mecanismo com fogo pode ser determinante para ocasionar um incêndio de grandes proporções”, disse o bombeiro.
Comentários estão fechados.