Maringá promove ‘Encontro com as Culturas Indígenas’ nesta sexta (8) e sábado (9)

O evento homenageia a fundadora da Associação Indigenista de Maringá (Assindi), Darcy Dias de Souza, e promove a valorização aos povos indígenas da cidade.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Promovido pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), o ′Encontro com as Culturas Indígenas Darcy Dias de Souza′ ocorrerá nesta sexta-feira, 8, na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e no sábado, 9, na Feira do Produtor. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

    O Encontro é realizado em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto. O evento homenageia a fundadora da Associação Indigenista de Maringá (Assindi), Darcy Dias de Souza, e promove a valorização aos povos indígenas da cidade.

    Na sexta, 8, das 8h30 às 19h30, haverá palestras, rodas de conversa e apresentações culturais na Biblioteca Central da UEM. Já no sábado, 9, das 8h30 às 12h, haverá uma feira de artesanatos indígenas, atividades recreativas e apresentações culturais na Feira do Produtor, no estacionamento do Estádio Willie Davids.

    “O evento tem como objetivo contribuir para a construção de uma memória coletiva mais justa, que valorize os povos indígenas e combata o racismo estrutural que essas comunidades ainda vivenciam”, afirma a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Francini.

    O ′Encontro com as Culturas Indígenas Darcy Dias de Souza′, previsto na lei 10.844/2019 e PL 16.392/2022, tem parceria da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), UEM, Assindi, Casa de Passagem Indígena e da Associação dos Universitários Indígenas (Auindi), além dos caciques das comunidades indígenas da região.

    Programação:

    Quando: Sexta, 8 de agosto, das 8h30 às 19h30

    Onde: Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    08h30 – Abertura, com apresentação do Grupo Indígena Kaingang;

    09h40 – Palestra ‘Corpo-território: identidades e direitos’;

    11h30 – Apresentação cultural;

    14h – Mesa redonda ‘Saberes indígenas e sustentabilidade’;

    16h – Rodas de conversas – Subtemas: Meio Ambiente; Educação Indígena; Infância, Juventude e Identidade; Mulheres indígenas e representação política; Sabedoria dos anciãos nas culturas indígenas;

    17h30 – Partilha das Rodas de Conversa e elaboração da carta às autoridades;

    19h30 – Exposição do documentário/curta-metragem “Mulheres Araucárias”.

    Sábado, 9 de agosto, das 8h30 às 12h

    Onde: Feira do Produtor, no estacionamento do Estádio Willie Davids, na Av. Prudente de Morais

    Programação: Feira de artesanato, atividades recreativas e apresentações culturais.

    Comentários estão fechados.