Foto: Reprodução
Maringá será palco, amanhã, 9, do 3º Encontro com as Culturas Indígenas. O evento, que anteriormente prestava homenagem à fundadora da Assindi, Darcy Dias de Souza,recentemente ganhou uma nova denominação para honrar sua memória: “Encontro com Culturas Indígenas Darcy Dias de Souza”, conforme determinado pelo projeto de lei 16.392/2022.
Espera-se a participação de aproximadamente 180 indígenas neste evento que tem como um dos principais parceiros a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Representando a instituição, estarão presentes a docente Isabel Cristina Rodrigues e Tadeu Kaingang, renomado artista visual e mestre em Ciências Sociais pela UEM. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Maringá, através da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sedujus), e conta ainda com o apoio da Associação Indigenista de Maringá (Assindi) e da Faculdade Uningá.
Programação destacada do dia:
A programação se inicia às 8h30 com um debate sobre o Marco Temporal no Auditório da Uningá. Entre os debatedores estão Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Procurador do Ministério Público do Estado do Paraná, e Dr. Ivan Bribis Rodrigues Kaingang, Coordenador do DSEI – Litoral Sul. A mediação será feita por Dr. Leandro Bernardo, Procurador federal do Estado do Paraná.
Ao meio-dia, os participantes terão uma pausa para o almoço no Restaurante Universitário da UEM. A partir das 13h30, em frente ao mesmo restaurante, haverá uma apresentação da tradicional Dança Kaingang pelos Grupos Nen Gá e Krakrékin.
Às 15h30, um ato político será realizado no Paço Municipal, seguido de apresentações culturais dos grupos Kaingang.
Fechando o dia, a partir das 19h, ocorrerá o debate “Povos Indígenas e o Direito à Cidade” no Auditório da Uningá. Este painel contará com a presença de Drª Isabel Cristina Rodrigues, Me.ª Driéli Silva, Ana Nerry e Tadeu Kaingang.
Este encontro surge como uma oportunidade para promover a integração e valorização da cultura indígena em Maringá e, ao mesmo tempo, homenagear figuras influentes como Darcy Dias de Souza que dedicaram suas vidas à causa indigenista.
Comentários estão fechados.