Prefeitura de Maringá contrata empresa para organizar PSS para professores da rede municipal

Contrato de R$ 80 mil firmado entre o município e a Unifil prevê a abertura de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de até 169 professores com jornada de 20h semanais. Município cita exonerações e licenças médicas de servidores para justificar o quantitativo e afirma que processo será aberto ainda neste ano.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Prefeitura de Maringá firmou um contrato com uma empresa de Londrina visando a organização de um Processo Seletivo Simplicado (PSS) para professores da rede municipal de ensino. O contrato, no valor de R$ 80 mil, foi publicado no Portal da Transparência na semana passada. A contratada é o Instituto Filadélfia, mantenedor da universidade Unifil..

    Firmado via dispensa de licitação, o edital prevê a organização de um PSS com a estimativa de inscrições de até 5 mil candidatos. Conforme o documento, o processo seletivo deverá contratar, de maneira direta, 169 professores em contratos de 1 ano de duração cada.

    De acordo com o contrato, a empresa deverá fornecer, para a elaboração do processo seletivo, um site para a inscrição dos candidatos, com a publicação de homologação das inscrições, cronograma e demais publicações usuais para este tipo de serviço, além de um corpo de profissionais capacitados para a execução de cada uma das etapas do PSS. O edital deverá reservar 15% das vagas para candidatos negros.

    Segundo o Termo de Referência da contratação, disponível no Sistema Eletrônico de Informações da Prefeitura, o Executivo sentiu a necessidade de preencher 169 vagas em razão de “exonerações, afastamentos legais (licenças médicas, maternidade, entre outros) e pela ampliação do número de vagas aprovada pela Lei Complementar nº 2346/2025, além da criação de novas turmas da Oficina IDEB em tempo integral e do aumento significativo de matrículas na rede municipal, o que compromete diretamente o funcionamento das unidades escolares e a continuidade do ano letivo”.

    Na semana passada, uma turma infantil do CMEI Afonso Vidal Cézar, na Vila Morangueira, foi fechada pela suposta falta de funcionários. Ao Maringá Post, a Prefeitura de Maringá informou que o processo está em fase de elaboração e que o PSS será aberto ainda neste ano.

    Comentários estão fechados.